Notícias


Desde 2014, arquitetos e urbanistas têm na tecnologia uma aliada para o bom exercício profissional. O aplicativo MobiArq Protagonista é uma ferramenta que possibilita aos profissionais contribuírem coma fiscalização do CAU de cada Estado, por meio de uma plataforma colaborativa de georreferenciamento. Com o recurso, o Conselho consegue ampliar o alcance da fiscalização e garantir maior agilidade na verificação de irregularidades, ao inibir práticas ilegais.

Pela plataforma, os profissionais que identificarem indícios de irregularidades, como obra sem placa, obras em imóvel histórico, indícios de reforma sem responsável técnico, podem registrar situações sob suspeita e posteriormente formalizar as denúncias junto ao CAU/BR, através do SICCAU. Para isso, o profissional pode enviar fotos, indicar a localização e descrever um relato da situação irregular.

O Recurso ainda armazena as contribuições de forma georreferenciada e envia à equipe de fiscalização do CAU/UF que atua na respectiva cidade. Com a câmera do smart phone ou tablet e acesso a internet, o usuário envia as informações diretamente para o CAU estadual. É necessário estar com a localização do celular habilitada e aguardar o envio dos anexos, ainda no local, para que a foto seja devidamente vinculada.

Para ter acesso, é preciso fazer o download do aplicativo que é compatível com celulares e tablets de sistemas operacionais Android 2.2 ou superior ou IOS. Somente usuários cadastrados no SICCAU podem acessar o sistema, utilizando o CPF como login e sua senha de acesso no sistema.

Clique aqui para baixar o aplicativo