Notícias


Membros da CTPU (Comissão Temporária de Políticas Urbanas) do CAU/SC participaram, na manhã desta sexta-feira, dia 5 de maio, de um edição extraordinária da reunião da comissão. O encontro aconteceu na sede na sede do Conselho em Florianópolis. O debate da comissão teve como principal objetivo de discutir as possíveis contribuições deste Conselho na revisão de planos diretores das cidades catarinenses.

Foram convidados arquitetos urbanistas que já participaram representando suas entidades de classe no Núcleo Gestor do PDP de Florianópolis com o intuito de, a partir de seus depoimentos, identificar formas mais efetivas de contribuir com suporte técnico específico necessário ao processo de decisão, elaboração, implementação e revisão dos planos diretores. Também foi abordada a necessidade de entendimento da Responsabilidade Técnica dos arquitetos urbanistas integrantes das equipes técnicas dos Planos Diretores.

"Precisamos produzir análise da apropriação feita, nos planos diretores,dos instrumentos urbanísticos contidos no Estatuto da Cidade e a necessidade de suas adequações à realidade urbana de cada município”observou a conselheira do CAU/SC, arquiteta e urbanista Silvia Ribeiro Lenzi.

O diálogo também avaliou medidas que poderão ser adotadas a fim de esclarecer e sensibilizar os órgãos públicos, as entidades e a sociedade de uma maneira geral sobre a importância e papel do arquiteto e urbanismo no planejamento urbano.

O grupo ainda analisou contribuições, formas de participação e contribuição do CAU/SC através da CTPU (Comissão Temporária de Política Urbana), como articulador e disseminador de ações que envolvem não apenas a elaboração dos planos diretores mas todo o processo de planejamento urbano municipal no qual o Plano Diretor é o principal instrumento.