5º Encontro Anual do CAU/SC trata da arquitetura social

O evento contou com a participação dos palestrantes Mario Biselli e Maria Teresa Diniz

Publicado no dia

Na última sexta-feira, 8 de dezembro, o CAU/SC promoveu o 5º Encontro Anual de Arquitetos e Urbanistas de Santa Catarina. O evento aconteceu no auditório da reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina e contou com a participação de Mario Biselli e Maria Teresa Diniz como palestrantes. O Encontro foi transmitido ao vivo pelo Facebook do CAU/SC.

O arquiteto e urbanista Mario Biselli apresentou projetos de destaque feitos pelo seu escritório Biselli & Katchborian, como a proposta para o Terminal 3 do Aeroporto de Guarulhos e a proposta para o terminal de passageiros do Aeroporto de Florianópolis. Biselli também apresentou o projeto para o Centro Educacional Unificado de Guarulhos com o qual conquistou o prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Artes (APCA), na categoria Melhor Obra construída em São Paulo. Localizado em uma região carente da cidade, o projeto também levou Biselli a expor na Mostra Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza, Itália.

Mario Biselli destacou ainda que fazer arquitetura e urbanismo no Brasil tem seus privilégios, uma vez que as condições climáticas e geográficas permitem experimentações e exime os profissionais da área de certas preocupações com desastres naturais. De acordo com o arquiteto, quando comparado com outros países como Japão e Estados Unidos, o Brasil tem condições mais favoráveis para construções.

Em seguida, Maria Teresa Diniz iniciou sua apresentação com o tema “Empatia Urbana”. De acordo com a arquiteta e urbanista, a profissão que escolheu parte do princípio de se colocar no lugar do outro e compreender suas necessidades cotidianas. Maria Teresa falou ainda sobre inspirações e apresentou ao público, livros que a estimularam durante sua trajetória acadêmica e profissional.

Maria Teresa Diniz destacou ainda que é preciso atentar para a qualidade e diversidade da arquitetura e do urbanismo espalhada pelo Brasil, valorizando boas ideias e defendendo a descentralização da profissão. A palestrante também falou sobre o trabalho feito na Secretaria Municipal de Habitação de São Paulo, apresentando os dados de mapeamento da cidade. A arquiteta falou sobre a necessidade de estudar as condições locais e elencar prioridades na execução da arquitetura social.

Diniz ressaltou ainda a indispensabilidade de respeitar as particularidades locais para aplicação eficiente da habitação de interesse social. De acordo com a arquiteta, um dos grandes problemas enfrentados nessa área, é a falsa ideia de implementação de projetos padrões para diferentes lugares do país. Maria Teresa Diniz também comparou os investimentos em habitação na cidade de São Paulo entre 2009 e 2017 e atentou para o fato de que têm se investido cada vez menos na área.

Por fim, a arquiteta e urbanista também apresentou soluções em urbanismo presentes no mundo inteiro, com projeto e execução simples. Maria Teresa ressaltou que tornar a cidade habitável e agradável não custa caro e não é trabalhoso contando com a boa vontade de todos os agentes envolvidos.

CAU/SC em 2017

O Conselho também apresentou suas principais ações no ano de 2017. A arquiteta e urbanista e assessora da curadoria do Congresso Itinerante do CAU/SC, Fernanda Menezes, apresentou o andamento dos projetos patrocinados pelo Conselho. Foram apoiadas iniciativas prototipadas nas mesorregiões do estado, durante o Congresso em 2016.

Em seguida, a arquiteta e urbanista e coordenadora adjunta da Comissão Temporária de Assistência Técnica – CTEC, Cibele Lorenzi, apresentou o PEI-ATHIS – Plano Estratégico de Implementação de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social. Cibele apresentou a problemática da situação em Santa Catarina e em todo o Brasil, explicando a escolha do CAU/SC ao optar pelo Plano para Implementação de ATHIS. De acordo com a arquiteta e urbanista, compreender o papel de todos os agentes envolvidos nesse processo, proporcionará a construção coletiva de soluções mais eficientes.

Também participou dessa conversa, a arquiteta e urbanista Karla Moroso, representando a empresa Arquitetura Humana – AH, executora do Plano Estratégico proposto pelo CAU/SC. Karla falou sobre as etapas do Planejamento que foi iniciado em outubro. A arquiteta enfatizou a fase de diagnóstico, realizada atualmente por meio de Oficinas Regionais em todo o estado.

Ao fim das palestras, os convidados responderam questões do público por meio das quais foi novamente ressaltada a necessidade de discussão do papel de todos os agentes envolvidos na arquitetura social: comunidade, poder público e profissionais da área.


Deixe seu comentário