Seminário de implementação da Lei de Assistência Técnica ocorre neste mês em Blumenau

Iniciativa é financiada pelo CAU/SC através do edital de projetos prototipados no 2º Congresso Catarinense de Arquitetos e Urbanistas

Publicado no dia

O Instituto de Arquitetos do Brasil de Santa Catarina – Núcleo Blumenau (IAB/SC), realiza no dia 17 de agosto o Seminário de Implementação da Lei de Assistência Técnica em Blumenau e Região: Tecendo Conexões, Ideias e Discussão com a Comunidade, visando um novo modelo de cidade para pessoas. O evento é aberto à todos que querem compreender e discutir colaborativamente alguns caminhos para implantar a Lei da Assistência Técnica em Blumenau e região, a partir da leitura da realidade local e contribuição de casos e experiências de outras cidades do Brasil. O projeto é um dos selecionados no Edital de projetos prototipados no 2º Congresso Catarinense de Arquitetos e Urbanistas.

A Lei de Assistência Técnica Gratuita (Lei nº 11888/08) foi promulgada em 2008 e permite a assistência técnica pública gratuita no projeto de habitações para famílias com renda mensal de até três salários mínimos. Porém, o desconhecimento desta lei faz com que ela seja ignorada na grande maioria das cidades brasileiras, aumentando o distanciamento entre o profissional e a comunidade carente.

A partir das 8h, será realizada uma oficina colaborativa, reunindo profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo, bem como entidades, poder executivo e legislativo, com o objetivo de pensar caminhos para a implantação da Lei de Assistência Técnica em Blumenau. No período da tarde, a partir das 15h, ocorre a abertura oficial do seminário. Em seguida, haverá as palestras da Arq. Vania Burigo, com um panorama da Lei ATHIS em Santa Catarina, e do Arq. Gilson Paranhos, compartilhando experiências e panorama da lei no Brasil.

Confira a programação:

08h/12h – Oficina colaborativa
15h – Abertura
15h30min – Palestra Arq. Vania Burigo (Criciúma)
16h30min – Palestra Arq. Gilson Paranhos (Brasília)
17h30min – Mesa redonda

O quê: Seminário de Implementação da Lei de Assistência Técnica em Blumenau e Região
Quando: 17 de agosto
Onde: Galpão Arquitetura – FURB – Blumenau, SC
Como: oficina colaborativa, palestras e mesa redonda sobre a Lei ATHIS
Quanto: gratuito.

Inscrição pelo link: https://goo.gl/forms/fKuIPODswFaJXXXA3

 

Leia mais sobre a lei da assistência técnica e a importância social da arquitetura no Blog do CAU/SC.


Deixe seu comentário