Mês: fevereiro 2019
Manuais dão diretrizes para arquitetura e engenharia de hospitais universitários federais
A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) e o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) publicaram manuais que visam normatizar técnicas e materiais empregados no planejamento e construção de hospitais universitários federais. A intenção é oferecer informações que contribuam para a redução do consumo de energia e de água, diminuindo, consequentemente, o impacto ambiental das edificações.
As diretrizes estabelecidas nos manuais têm como objetivo garantir o bem-estar das pessoas que usam esse espaço, aprimorando a operação e a manutenção dos sistemas de infraestrutura. Elas são guiadas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, em especial o ODS número 4: Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade.
Os manuais são resultado de uma cooperação entre o UNOPS e a EBSERH. O UNOPS é um organismo operacional das Nações Unidas, que fornece soluções nas áreas de assistência humanitária, desenvolvimento, paz e segurança. A EBSERH atua na gestão de hospitais universitários federais, aperfeiçoando os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e promovendo o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
São, ao todo, dois manuais: O Manual de Revestimento, que auxilia no processo de seleção e especificação de materiais de revestimentos, fornecendo informações básicas sobre os principais materiais utilizados no revestimento de paredes, pisos, tetos e forros; e o Manual de Sustentabilidade, que representa um passo inicial na identificação de soluções viáveis e compatíveis com o objetivo de gerar edificações mais sustentáveis.
Atualmente, os conceitos dos manuais já estão sendo aplicados em projetos-piloto de sete hospitais universitários federais e, apesar de serem destinados para hospitais universitários federais, também podem ser empregados como referência por outros hospitais e escritórios de arquitetura.
Clique aqui para fazer o download dos manuais.
O engenheiro industrial mecânico e perito de engenharia Sérgio Abunahman reuniu no e-book Como Elaborar um Laudo Pericial Perfeito sua experiência de mais de 40 anos sobre seu trabalho como perito. O material, que é distribuído gratuitamente em seu site, é um manual que ensina o passo a passo da elaboração de um laudo pericial e se destina para aqueles que querem iniciar ou que estão no princípio da carreira.
Sérgio Abunahman é engenheiro e professor universitário e a quatro décadas se dedica ao trabalho de perito. Ministrou mais de 200 cursos presenciais durante sua carreira na universidade.
O manual pode ser baixado neste link
A prefeitura de Palhoça, na região da Grande Florianópolis, lançou edital prevendo processo seletivo para contratação de profissionais para diversas áreas, entre elas, arquitetura e urbanismo. As inscrições iniciam em 25 de fevereiro e vão até 15 de março. O concurso prevê prova objetiva em 31 de março.
Colab e ONU-Habitat apresentam pesquisa “Cidades Sustentáveis”
Caminhando em direção a um mundo mais igual e sustentável, o Colab, em parceria com a ONU – Habitat, realizou uma consulta popular durante quatro meses, convidando a população a dar a sua opinião quanto às condições das cidades em que habitam. O resultado da pesquisa será apresentado através de um evento on-line no dia 26 de fevereiro, às 10 horas.
O Colab é uma rede social voltada para a cidadania que permite ao cidadão fiscalizar e avaliar diversos pontos da cidade. A ONU-Habitat é o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos e se dedicada à promoção de cidades mais sociais e ambientalmente sustentáveis. A parceria surgiu devido aos índices positivos obtidos pela Colab que, através de sua metodologia e tecnologia, aumentou significativamente o atendimento das prefeituras às demandas da população.
A consulta obteve quase 10 mil respostas e é uma tentativa de avaliar o desempenho das prefeituras com relação aos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU.
Para assistir à apresentação do resultado da consulta pública, é necessário se inscrever neste link. A página também oferece acesso ao relatório completo da pesquisa.
20 de fevereiro é o Dia Mundial da Justiça Social. Celebrada pela primeira vez em 2009 pela Organização das Nações Unidas – ONU, a data reforça a necessidade do debate sobre questões de relevância social como a pobreza, a exclusão, o preconceito e as taxas de desemprego, tendo em vista o melhoramento socioeconômico da população.
Após 10 anos, o Dia Mundial da Justiça Social mantém em vista os objetivos de lutar em prol da coexistência pacífica e próspera entre as nações, defendo ideias como igualdade de gênero, o direito dos povos indígenas e dos imigrantes, para que seja possível eliminar as barreiras sociais existentes.
Em busca dessas conquistas, a ONU estabeleceu, em setembro de 2015, uma agenda com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, que devem ser implementados por todos os países do mundo, até 2030. Os objetivos envolvem a erradicação da pobreza, da fome, acesso à saúde, bem-estar, educação, entre outras metas.
Em junho do ano passado, o CAU/SC aprovou, em reunião plenária, a inclusão dos ODS no Planejamento Estratégico do Conselho para a gestão 2018/2020. A intenção é relacionar os projetos com a agenda 2030 de desenvolvimento estratégico da ONU. Desde então, o CAU/SC vem buscando implementar ações que incluam estes objetivos. Este trabalho, que está sendo aprimorado constantemente, pode ser acompanhado pelo nosso site e nossas redes sociais.
Confira aqui os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável anunciados pela ONU.