Mês: outubro 2019
CAU/SC participa de seminário sobre acessibilidade promovido pelo CREA-SC
Em novembro, acontece a sexta edição do Seminário de Acessibilidade, promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea-SC). O evento está marcado para os dias 6 e 7 na sede do Tribunal de Contas do Estado e tem como tema central ‘Cidade para pessoas”. A Câmara Temática de Acessibilidade do CAU/SC estará representada pela coordenadora Silvya Caprario no encontro.
O 6º Seminário de Acessibilidade – Cidade para Pessoas pretende disseminar a política de planejamento, focando em ações pró-ativas no desenvolvimento de projetos nas áreas de edificações, mobilidade urbana, planejamento urbano e infraestrutura pública. A programação engloba 3 módulos: Acessibilidade Urbana, Acessibilidade em Edificações e Legislação Aplicada a Acessibilidade. O foco é a produção de equipamentos que atendam a acessibilidade universal, visando segurança e bem estar de toda a população, além de objetivar economicidade na gestão de obras.
O QUE: 6º Seminário de Acessibilidade
QUANDO: 6 e 7 de novembro
ONDE: Auditório do Tribunal de Contas do Estado – TCE (Rua José da Costa Moellman esquina com a Rua Eng. Newton Valente da Costa, Centro, Florianópolis)
INSCRIÇÕES: https://www.sympla.com.br/6-seminario-de-acessibilidade__650012
Fastbuilt Experience: evento para setores Imobiliário e de Construção acontece em Blumenau
O Fastbuilt Experience, evento de Tecnologia e Inovação para os mercados Imobiliário e de Construção, ocorrerá na próxima quarta-feira, 16 de outubro, das 9h às 18h no Teatro Carlos Gomes, em Blumenau – SC. Destinado a arquitetos, engenheiros, executivos e empreendedores da área, assim como construtoras, imobiliárias e investidores interessados, o evento conta com o apoio do CAU/SC.
A programação completa do evento está disponível no site. Entre os palestrantes confirmados, estão representantes de empresas dos mercados Imobiliário e de Construção, como Tigre, Cyrela e Buscapé. Além das palestras, o Fastbuilt Experience oferece o Espaço de Exposição de Novas Tecnologias, para apresentar inovações como Laser Scanning, Impressão em 3D, Drones, Realidade Virtual, entre outras.
Os ingressos estarão no segundo lote até sexta-feira, dia 11.
Confira aqui a programação completa.
Inscreva-se neste link e participe!
Até 19 de outubro, é possível aproveitar o desconto do primeiro lote das inscrições para o 27º Congresso Mundial de Arquitetos, o UIA2020RIO. O evento acontece de 19 a 23 de julho de 2020 no Rio de Janeiro, primeira cidade a ganhar o título de Capital Mundial da Arquitetura pela UNESCO e pela União Internacional dos Arquitetos. A expectativa de público é de mais de 20 mil profissionais e estudantes ligados à Arquitetura e Urbanismo.
O tema do UIA2020RIO é “Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21”, que pretende debater formas de pensar e executar espaços urbanos com mais justiça, democracia e sustentabilidade. Para isso, o Congresso já confirmou palestrantes como Solano Benítez, Francis Kéré, Carla Juaçaba e Elizabeth de Portzamparc. Além das palestras, ocorrerão workshops, concursos, apresentações acadêmicas, feira de negócios, entre outras atividades.
Confira a programação completa e inscreva-se neste link.
Oportunidade: CAIXA cadastra empresas de arquitetura e especializadas em saneamento, infraestrutura e habitação
A Caixa Econômica Federal publicou Edital de Credenciamento para empresas especializadas em Engenharia, Arquitetura, Agronomia e Geologia interessadas em prestar serviços nas áreas de saneamento, infraestrutura e habitação.
As empresas que preenchem os requisitos determinados no edital do banco público ficam habilitadas a contratação direta para serviços da sua área específica. Outra vantagem para a empresa de arquitetura credenciada à Caixa é que não há termo de exclusividade, o que permite conciliar a prestação de serviço com outros empregos ou atividades.
Para participar, a empresa precisa realizar previamente o procedimento de cadastro no Portal de Licitações CAIXA (www.licitacoes.caixa.gov.br) e, em seguida, realizar a Certificação da documentação necessária em uma agência da CAIXA.
O cadastramento tem prazo indeterminado. No entanto, a certificação tem vigência de um ano. Após este prazo, o procedimento deve ser renovado caso o profissional ou escritório siga interessado em futuros contratos pela CAIXA.
Os documentos requeridos para a qualificação técnica e todas as informações estão disponíveis no edital. Veja como acessar:
Passo-a-passo:
1 – Acesse o portal www.licitacoes.caixa.gov.br
2 – Identifique o campo “Pesquisa de Certame”
3 – Selecione a modalidade “Credenciamento/Pré-Qualificação”
4 – preencher o campo “Procedimento” com o número 1989
ONU-HABITAT e startup Colab lançam consulta pública “Cidades Sustentáveis”
A ONU-HABITAT e o Colab, startup de inovação em gestão pública, lançaram a consulta online Cidades Sustentáveis na última terça-feira (01 de outubro). Os resultados serão usados para diagnosticar o avanço das metas do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11 (ODS11 – Cidades e comunidades sustentáveis), do qual o CAU/SC é signatário oficial. A consulta integra o projeto “Sistemas de Responsabilidade Pública: Medir, Monitorar e Informar sobre Políticas Urbanas Sustentáveis na América Latina”, cuja intenção é incentivar a transparência e a participação popular com relação a políticas públicas urbanas.
Para participar, é preciso acessar este link ou baixar o aplicativo Colab até 31 de janeiro de 2020, prazo final da consulta. Ao todo, são 29 perguntas de múltipla escolha a respeito de moradia, serviços básicos, transporte e outros temas urbanos.
A última edição da pesquisa, realizada em 2018, obteve cerca de 10.000 respostas. Os resultados estão disponíveis neste documento da ONU-HABITAT. A expectativa é que a pesquisa seja repetida todo ano até 2030, para acompanhar o andamento das metas do ODS 11 até o prazo final da Agenda 2030, estipulado pela ONU.
Mais informações no site da ONU-Habitat
Curso virtual capacita para aplicação das normas de acessibilidade arquitetônica
O Ministério Público de Santa Catarina oferece o treinamento online “Acessibilidade em vias públicas e edificações para profissionais da Área de Engenharia e Arquitetura”. O objetivo é capacitar arquitetos, engenheiros, analistas de projetos e técnicos em edificações acerca das normas de acessibilidade arquitetônica aplicadas aos espaços urbanos.
O aprendizado adquirido ao longo do curso pode ser utilizado tanto para fiscalização em obras quanto para compreensão de conceitos relacionados a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. As aulas são ministradas inteiramente no Ambiente Virtual de Aprendizagem do MPSC, plataforma que possibilita o acesso ao conteúdo do curso, além da participação em fóruns e em atividades avaliativas necessárias para obtenção de certificado.
O curso é gratuito e tem duração de 40 horas-aula. As inscrições estão abertas permanentemente neste link, onde também é possível acessar a ementa do curso. É preciso estar cadastrado no sistema do MPSC para se inscrever no curso, cadastre-se aqui. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail ead@mpsc.mp.br.
Laboratório de Conforto Ambiental da UFSC é premiado em encontro nacional
O Laboratório de Conforto Ambiental (LabCon/ARQ) do departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi premiado durante o XV Encontro Nacional de Conforto no Ambiente Construído (ENCAC), evento que aconteceu em João Pessoa (PB) no mês setembro. O trabalho “Análise da influência do tempo e da trajetória do olhar na probabilidade de ofuscamento em ambientes de escritório”, escrito pelos pesquisadores Gabriela Silva Goedert, Natália Giraldo Vásquez e Fernando O. R. Pereira, foi vencedor do Prêmio Maurício Roriz, concedido ao melhor artigo do encontro.
O artigo discutia a “probabilidade de ofuscamento em locais de trabalho através de experimentos em ambientes reais, onde as grandes inovações foram a utilização de óculos tipo Eye-Tracker, capaz de registrar em vídeo a variação da direção e da permanência do olhar, e o levantamento da distribuição de brilho dos campos visuais através de técnica fotográfica High Dynamic Range (HDR)”, como explica o professor Fernando Pereira, um dos autores do trabalho. Para ele, a obtenção do prêmio é um reconhecimento do Laboratório, “seja no que diz respeito à formação de pesquisadores e professores, quanto na pesquisa propriamente dita”.
Esta é a terceira vez consecutiva que o LabCon/ARQ é ganhador do prêmio e também que é reconhecido como o grupo de pesquisa brasileiro com o maior número de artigos publicados no ENCAC.
O evento acontece a cada dois anos desde 1990 com o intuito de promover a “consciência e a responsabilidade ecológica e ambiental no desenho urbano e na arquitetura”, como consta no site. O eixo temático deste ano era “Mudanças climáticas, concentração urbana e novas tecnologias”.
CAU/BR lança consulta pública sobre áreas de atuação privativas e compartilhadas dos arquitetos e urbanistas
Uma consulta pública lançada pelo CAU/BR acolhe sugestões da sociedade para a revisão do texto da Resolução n° 51, de 12 de julho de 2013, que dispõe sobre as áreas de atuação privativas dos arquitetos e urbanistas e as áreas de atuação compartilhadas com outras profissões regulamentadas. A consulta foi iniciada em 24 de setembro de 2019 e se encerrará em 25 de outubro de 2019. A participação é aberta à sociedade e requer fundamentação das opiniões.
A consulta foi proposta pelo Plenário do CAU/BR por meio da Deliberação Plenária nº 0094-01/2019, de 20 de setembro de 2019, que igualmente suspendeu pelo prazo de 90 dias os itens da Resolução n° 51 que geraram controvérsias com outras profissões.
Clique aqui para acessar a íntegra da Deliberação n° 0094-01/2019.
Clique aqui para acessar a Resolução n° 51 com destaques dos itens temporariamente suspensos.
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR E PREENCHER O FORMULÁRIO DA CONSULTA