Publicado no dia

O CAU/SC recebeu a 40ª edição do Fórum de Presidentes dos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos Estados e do Distrito Federal, nos dias 20 e 21 de junho. Depois de São Paulo e Minas Gerais, Santa Catarina foi a escolha para sediar a reunião mensal que geralmente acontece em Brasília. Na pauta, entre outros assuntos, destaque para os temas atribuições profissionais e fiscalização do exercício profissional.

“É um Fórum de discussão, onde todos os assuntos relativos à atividade de Arquitetura e Urbanismo passam. Uma instância deliberativa que pode propor pautas a serem discutidas na Plenária do CAU/BR. É um momento muito importante de encontro entre todos os CAU/UFs, representados por seus Presidentes. Para o CAU/SC foi uma honra receber essa reunião”, disse o Presidente do CAU/SC, Carlos Barbosa.

Assuntos em pauta

Um dos debates da 40ª Reunião Ordinária do Fórum procurou alinhar a formação acadêmica com o rol de atribuições profissionais, assegurando que os futuros arquitetos e urbanistas estejam bem preparados para a prática profissional. Os presidentes buscaram entender se os cursos de arquitetura e urbanismo estão conseguindo cumprir com as atribuições previstas nos normativos do Conselho e Arquitetura e Urbanismo (CAU/BR), garantindo uma formação adequada e compatível com essas responsabilidades.

Outro ponto abordado foi sobre a necessidade de realizar um levantamento para verificar, nos estados, eventuais conflitos de atribuições da arquitetura e urbanismo com outras profissões.

Recentes resoluções do Conselho Federal dos Técnicos têm gerado questionamentos por parte das prefeituras e órgãos de aprovação de projetos, que buscam orientação junto ao CAU e aos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (CREA) para saber se profissionais de nível técnico possuem determinadas atribuições. “Ficou decido que será feito um levantamento junto a esses órgãos para identificar possíveis conflitos ou aceitação dos documentos de registro de atividades realizados por técnicos”, destacou o coordenador do Fórum, Matozalém Sousa Santana (CAU/TO).

A fiscalização também foi destaque na reunião. O Fórum encaminhou ao CAU/BR solicitação de criação da Comissão Temporária de Fiscalização. “A comissão terá a missão de elaborar um Plano Nacional de Fiscalização, com diretrizes para a atuação dos CAU/UFs, além de criar uma instância de monitoramento e supervisão das atividades de fiscalização em todo o Brasil”, frisou Matozalém.

Veja todas as fotos do evento.


Deixe seu comentário