O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU/SC) deu mais um passo importante no processo de aquisição da sede própria com escritura do imóvel, a lavratura da certidão de inteiro teor. O documento é essencial para formalizar a posse definitiva da sede, garantindo segurança jurídica à propriedade. Esse marco é fundamental não a penas para o Conselho, mas também para todos os profissionais de arquitetura e urbanismo de Santa Catarina por simbolizar o progresso em direção à consolidação de uma estrutura própria.
O atual Presidente do Conselho, o arquiteto e urbanista Carlos Alberto Barbosa, foi quem assinou a escritura finalizando um processo iniciado com a compra do imóvel em 2022 durante a gestão da arquiteta e urbanista Patrícia Sarquis Herden. Para Carlos Alberto Barbosa, esse novo momento é de avanço em termos de autonomia e estrutura organizacional. “Damos continuidade ao trabalho feito na gestão anterior. Com uma sede definitiva o Conselho consolida sua presença, fortalece sua atuação institucional e cria um espaço adequado para o desenvolvimento de atividades voltadas aos arquitetos e urbanistas do estado. Ela é uma entrega que fazemos não só aos arquitetos e urbanistas, mas à sociedade catarinense, com um edifício que representa nossos valores: inovação, preservação e compromisso com o futuro”, contou.
A certidão é um ato formal que garante a segurança jurídica da transação, é mais uma etapa nesse caminho, evidenciando o compromisso do Conselho com a transparência e o cumprimento das formalidades legais.
Leia o que já foi publicado sobre a Sede Própria do CAU/SC
Próximo passo: início das obras
Após a lavratura da certidão de inteiro teor, é possível dar início às reformas da nova sede. No ano seguinte ao da compra do imóvel foi realizado um concurso arquitetônico para definir o projeto de reforma do prédio e o escritório Estúdio 41 foi o vencedor. Eles apresentaram uma proposta de retrofit que valoriza tanto a preservação da atual estrutura, quanto a modernização do edifício.
O Presidente garante que a reforma da sede é uma das principais pautas do CAU/SC neste ano. A obra trará um retrofit que unirá modernidade e preservação, criando um espaço sustentável e adequado às demandas da instituição. “A previsão é que a reforma seja iniciada no ano de 2025, com o objetivo de entregar um edifício que seja referência em arquitetura e funcionalidade”, compartilhou.
Este novo espaço não será apenas uma sede, mas um símbolo do compromisso do Conselho com a arquitetura e o urbanismo de qualidade em Santa Catarina.