Texto: ASCOM CAU/SC
Fotos: Amanda da Costa Ramos
A noite do dia 12 de dezembro foi de celebração para o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina, o CAU/SC com as premiações e lançamento da obra. Profissionais catarinenses, conselheiros, conselheiras e funcionários se reuniram no prédio da sua Futura Sede para o último evento de 2024 do Conselho. Eles assistiram uma palestra do Estúdio 41, a entrega do Prêmio Legado CAU/SC para três profissionais, entrega das premiações do Concurso Habitar Legal e da Premiação Acadêmica 2024.
A noite encerrou com o importante lançamento da obra da Nova Sede, o prédio que será a casa do Arquiteto e Urbanista Catarinense. “É o início de um processo, onde todo conselho está comprometido em construir um espaço que se torne a casa do arquiteto catarinense. É uma das prioridades do Conselho fazer a entrega desta nova sede, temos certeza que será uma importante entrega para a sociedade e também para os profissionais de arquitetura e urbanismo”, disse o Presidente do CAU/SC, Carlos Alberto Barbosa de Souza.
O evento do Dia do Arquiteto e Urbanista já entrou para o calendário do CAU/SC como um dia para comemorar as conquistas do Conselho no ano corrente. Uma das mais importantes conquistas do ano de 2024 é, sem dúvida, o início da obra da Nova Sede. “Foi um intenso ano de trabalho, com muitas entregas e a construção de um caminho que queremos trilhar até o final desta gestão. Projetos tradicionais e novos que nos fazem ter muito o que celebrar, sem dúvida”, comentou o Presidente.
As premiações
O início da noite de premiações e lançamento da obra celebrou as entregas dos prêmios de dois importantes projetos de 2024: a já tradicional Premiação Acadêmica e o Concurso de Projeto Habitar Legal, o concurso em ATHIS do CAU/SC.
O Habitar Legal teve como objetivo possibilitar a participação de profissionais arquitetos e urbanistas para desenvolverem projetos de requalificação urbanística e/ou habitacional em áreas de interesse social localizadas em municípios de Santa Catarina. O Concurso foi organizado pela Comissão de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social, a CATHIS-CAU/SC, e profissionais de arquitetura e urbanismo das diferentes áreas de conhecimento puderam participar.
O concurso também foi feito para promover o estímulo de ações públicas que garantam o direito à ATHIS, entendida como um instrumento de Política de Estado para democratização da gestão urbana e do acesso à moradia digna.
Premiação Acadêmica de 2024
Esse é um projeto já consolidado do CAU/SC e a cada ano ele traz grandes projetos realizados nas academias. Ele é realizado pela Comissão de Ensino e Formação do CAU/SC, a CEF.
Nesta edição foram selecionados os melhores trabalhos de conclusão de curso feitos no primeiro e no segundo semestres de 2023. Também foram analisadas as Prática Inovadoras de Ensino adotadas por professores dos cursos de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina no mesmo período.
Este é o 11º Prêmio Estudante e o 5º Prêmio Docente, o já conhecido prêmio professor que passa a ser assim chamado. Mantendo a tradição de dar ênfase para temas atuais, este ano foram três em destaque: Acessibilidade Arquitetônica e Urbanística, Patrimônio Histórico Edificado e/ou Urbanístico e Mudanças Climáticas.
Prêmio Legado CAU/SC
Outro importante momento desta noite de premiações e lançamento da obra, foi a entrega do Prêmio Legado CAU/SC. Ele é uma homenagem promovida pela gestão do CAU/SC, através do presidente Carlos Alberto Barbosa, com o intuito de reconhecer e valorizar os profissionais que, com sua trajetória, dedicação e talento, contribuíram significativamente para o desenvolvimento da Arquitetura e Urbanismo em Santa Catarina. A gestão atual tem a valorização da arquitetura e do urbanismo do estado um dos principais objetivos.
Este prêmio celebra a importância da preservação e valorização de nomes que marcaram a história da arquitetura catarinense, pessoas cuja atuação deixou um legado de grande impacto na formação de nossa paisagem urbana e no aprimoramento da qualidade de vida das pessoas. Três importantes profissionais receberam o Prêmio Legado CAU/SC: Fernando Jorge da Cunha Carneiro, Nelson Saraiva da Silva e Wilson Jesus Cunha Silveira.
Conheça um pouco da história dos homenageados
Fernando Jorge da Cunha Carneiro, nasceu em Araranguá no dia 27 de junho de 1931, atualmente tem 93 anos e destes 70 anos foram dedicados a arquitetura. Foi o primeiro arquiteto de Criciúma e o primeiro catarinense com título exclusivo de Arquiteto e Urbanista. Na próxima segunda feira, dia 16/12, ele completa 70 anos de formado e segue atuante.
Foram mais de duas mil obras e alguns dos projetos são bastante conhecidos pelos criciumenses. Por exemplo: a Igreja Nossa Senhora da Salete, no bairro Próspera, o espaço comercial que hoje abriga o Camelódromo da cidade, a Estação Rodoviária, o Clube Mampituba, o Criciúma Clube e a Praça do Congresso.
O CAU/SC já prestou sua homenagem em vida e volta a mais uma vez lembrar do importante trabalho do arquiteto e urbanista Nelson Saraiva da Silva, que infelizmente faleceu em 11 de agosto deste ano.
Nelson foi um grande professor e mestre. Por quase 40 anos foi professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da UNIVALI campus Balneário Camboriú.
Sua atuação em empresas e escritórios de prestígio nacional possibilitou o projeto e construção de muitos edifícios e lugares de grande qualidade. Junto às Centrais Elétricas do Sul do Brasil-SA, onde trabalhou de 1979 a 1991, desenvolveu diversos projetos de acampamentos de obra, cidades e vilas, conjunto onde se destaca o processo de relocação da cidade de Itá-SC, trabalho que envolveu muitos anos de sua carreira e que obteve o prêmio Cubo de Plata na Bienal Internacional de Arquitetura de Buenos Aires de 1989. Além de todo esse importante legado, também foi suplente de Conselheiro Federal na primeira gestão do CAU/SC.
O terceiro homenageado da noite foi o arquiteto e urbanista Wilson Jesus Cunha Silveira. Atualmente ele é professor aposentado. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: sustentabilidade, arquitetura, habitações, projeto de arquitetura, tecnologia da arquitetura e avaliação de projetos. Infelizmente não conseguimos contato com o profissional e com familiares, mas fica aqui nossa homenagem e vamos fazer com que esse prêmio chegue até ele.
A palestra do Estúdio 41
Em 2023 aconteceu o Concurso Público Nacional de Projeto para a reforma das áreas nobres no edifício-sede do CAU/SC, e o Estúdio 41 fez o projeto vencedor. Durante uma palestra, o sócio e responsável pelo projeto, Fábio Faria mostrou o que foi projetado e como ficará o prédio da sede.
O Concurso atraiu 67 escritórios de diferentes regiões do país. Do total de interessados, 29 tiveram as suas inscrições homologadas e 17 publicaram os projetos para concorrer. Foram cinco premiados As cinco propostas premiadas são da Região Sul, e a classificação pode ser consultada em detalhes neste link aqui.
O evento com todas as premiações e lançamento da obra foi transmitido no YouTube e está disponível no nosso canal do YouTube. Aqui estão algumas fotos da noite, mas logo todas estarão no site. Mais uma vez, obrigado a todos e todos que celebraram com o CAU/SC.
Mais notícias do CAU/SC:
Dia 15 de dezembro: Arquitetos e urbanistas transformam cidades e vidas
CAU/SC volta a ter uma Câmara Temática de Patrimônio
CAU/SC foi fonte de reportagem no Fantástico