Com o objetivo de ampliar o debate em torno dos desafios para atuação de arquitetos e urbanistas reunidos em entidades, o CEAU-CAU/SC propõe a realização de um evento em conjunto com o CEAU-CAU/BR para discutir alguns temas em duas noites. O Seminário Arquitetura e Política – os desafios da representação profissional na Arquitetura e Urbanismo ocorrerá em Florianópolis nos dias 3 e 4 de julho. No dia 03/07, o debate será em torno da atuação das mulheres na arquitetura e sua participação nas entidades representativas da arquitetura e do urbanismo. No segundo dia, 04/07, o debate será focado no papel das entidades para a sociedade e os desafios da política profissional.
Roda de conversa – Mulheres na Arquitetura: Os desafios para atuação e representação profissional[1]
Local: Auditório do Museu Histórico de Santa Catarina no Palácio Cruz e Souza
Horário: 17:00 – 22:00
Programação:
17:00 – Café de boas vindas
18:30 – Mesa de abertura com espaço de fala Presidentes CAU/BR, CAU/SC
19:00 – Primeira roda de conversa[2]
- Luciana Schenk – Presidente da ABAP – Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas
- Beatriz Vicentin Gonçalves – FENEA – Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura
- Eleonora Lisboa Mascia – FNA – Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas
- Maria Eliana Jubé Ribeiro – Vice presidente CAU/BR
20:30 – Segunda Roda de conversa
- Taiza Eunice dos Santos – Representante IAB/SC
- Patrícia Moschen – Representante ASBEA/SC
- Reinata Meirelles – Representante SASC
- Nicole Dias – Representante FENEA Sul
- Daniela Sarmento – Presidente CAU/SC
21:45 Encerramento
[1] Essa atividade integra o Ciclo de Debates – Mulheres na Arquitetura e a Construção da Inclusiva para as Mulheres. Projeto desenvolvido pela Assessoria Parlamentar do CAU/BR em parceria com GT de Mulheres do Fórum dos Presidentes e Comissão Temporária de Equidade de Gênero do CAU/BR.
[2] Utilizaremos a metodologia do aquário, onde cada convidada terá de 8 a 10 minutos para realizar sua fala e na sequência abrimos espaço na roda para questionamentos e comentários dos/as participantes.
[3] Esta ação tem participação da Câmara Temática Mulheres na Arquitetura e contempla o ODS 5: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
[4] No intuito de aproveitar o momento e o local do encontro, o Museu Histórico de Santa Catarina irá proporcionar uma visita guiada ao espaço do Palácio Cruz e Souza e ao acervo do Museu. Se tiver interesse, a visita será realizada às 17:15 (limite de 30 participantes).