Foto: Prefeitura de São Leopoldo
Estão abertas as inscrições para o edital de credenciamento de profissionais para o projeto-piloto de Assistência Técnica de Interesse Público (ATIP) no Rio Grande do Sul. Diante da situação de calamidade pública do nosso estado vizinho, em especial a Região Metropolitana de Porto Alegre, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, CAU/BR, criou o ATIP. O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina, o CAU/SC, se coloca como parceiro do CAU/BR fortalecendo a atuação conjunta em prol de políticas públicas que impactam diretamente a qualidade de vida da população.
Arquitetos(as) e urbanistas estão sendo chamados a participar dessa iniciativa para realizar vistorias e elaboração de laudos, sendo remunerados pelos trabalhos. O Presidente do CAU/SC, o arquiteto e urbanista, Carlos Alberto Barbosa, reconhece e reforça a importância desta ação. “Os profissionais de arquitetura e urbanismo catarinenses tem muito o que contribuir. Este projeto-piloto reafirma a relevância da nossa profissão em momentos de calamidade. Convidamos todos para colaborarem com essa importante iniciativa”, afirmou.
A constituição de Edital de Credenciamento de Profissionais de Arquitetura e Urbanismo tem o objetivo a contratação temporária dos serviços de elaboração de laudos de vistoria em imóveis residenciais, visando assessorar os Municípios na tomada de decisões sobre as necessidades habitacionais da população afetada pelo desastre climático. Faça sua inscrição.
O Projeto
O projeto piloto de Assistência Técnica de Interesse Público (ATIP), em implementação no Rio Grande do Sul, se estabelece através de Acordo de Cooperação Técnica entre o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) e Municípios interessados. Neste piloto, a emergência do Rio Grande do Sul surge como uma oportunidade para estabelecer esse instrumento reforçando a importância da Arquitetura e Urbanismo como Política Pública.
Ele surge da necessidade de desenvolver uma política pública para atendimento de emergências a desastres climáticos ou eventos adversos extremos no âmbito da Defesa Civil dos municípios e no apoio a prestação de serviços de Arquitetura e Urbanismo voltados a recuperação e reconstrução das cidades. “Arquitetura e urbanismo são essenciais para a defesa civil, e com a ATIP vamos garantir que arquitetos sejam remunerados para realizar laudos técnicos que assegurem o retorno seguro das famílias afetadas”, explica a Presidente do CAU/BR, Patrícia Sarquis Herden.
Saiba tudo sobre o projeto piloto de Assistência Técnica de Interesso Público (ATIP)