Publicado no dia

A oficina é uma realização da Comissão de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social, a CATHIS-CAU/SC.

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina convida os profissionais de Arquitetura e Urbanismo da região de Blumenau para a Oficina Planos Municipais de Habitação e ATHIS. Serão dois dias, 26 e 27 de julho, de palestras, oficina e visita técnica. Um evento também pensado para estudantes da área, profissionais da engenharia, serviço social, gestores públicos, integrantes de ONGs, membros de movimentos sociais e comunidade local.

Idealizado e organizado pela Comissão de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social, a CATHIS-CAU/SC, o objetivo principal da oficina é contribuir para o desenvolvimento da Assistência Técnica à Habitação de Interesse Social, ATHIS, trazendo um foco para a elaboração e revisão de Planos Municipais de Habitação. “A proposta do evento é criar um ambiente para a retomada do tema da habitação de interesse social junto aos municípios. O CAU entende que as cidades somente serão melhores se todos tiverem acesso à uma moradia digna”, contou o Luiz Alberto de Souza, coordenador da comissão e Vice-Presidente do CAU/SC.

A oficina também será um momento de estimular o debate entre os profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo sobre os impactos das carências habitacionais e territoriais existentes em nossas cidades. Será um momento para aprimorar a formação dos profissionais, gestores públicos e lideranças comunitárias na prática profissional da ATHIS.

Conexão com os objetivos do Milênio

A oficina reafirma o compromisso do Conselho com as ODS. A oficina proposta pela CATHIS-CAU/SC integra a ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis. Ela tem como objetivo “tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.” Em particular, a Meta 11.1, exige que até 2030, a humanidade deva garantir o acesso de todos à habitação segura, adequada e a preço acessível. Também assegurar os serviços básicos e urbanizar as favelas.

No Brasil temos com Meta, até 2030, garantir o acesso de todos a moradia digna, adequada e a preço acessível. Também de garantir os serviços básicos e urbanizar os assentamentos precários. São metas assumidas no Plano Nacional de Habitação, com especial atenção para grupos em situação de vulnerabilidade social.

PROGRAMAÇÃO:

26/07 – SEXTA-FEIRA

08h30 – Credenciamento e café de boas-vindas
09h15 – Abertura
09h30 – Painel de Abertura:
Desafios da Política Habitacional no Brasil com Rodrigo Iacovini, do Instituto Polis de São Paulo. Mediação por Luiz Alberto Souza, Coordenador da comissão e Vice-presidente CAU/SC.
10h15 – Apresentações de Cases e Ações de ATHIS com o Diretor de Habitação de Blumenau, Romeu Horst Fritzke, o Diretor de Regularização Fundiária, Jefferson Zaher, o advogado do IBDU, Marcelo Leão, e a Arq. Urb. Daniela Sarmento, da FURB.
12h – pausa para almoço
14h – Workshop – Planos Municipais de Habitação Social & ATHIS com instrutores da Cooperativa AMBIENS de Curitiba, Paraná.  As Arq. e Urb. Adriane Nunes Ferreira, Marcelle Borges e Constança Camargo.
16h30 – pausa para o café
17h – Painel de Encerramento – Perspectivas Futuras com os debatedores: CAU/IBDU/POLIS/FURB/AMBIENS

27/07 – SÁBADO
09h30 a 12h – Visita Técnica à Vila Bromberg – Bairro Escola Agrícola – Blumenau/SC, com ações de ATHIS e Regularização Fundiária da Prefeitura de Blumenau.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO
As vagas para sexta e sábado são limitadas. Para a visita técnica são 30. Garanta um delas fazendo sua inscrição.

Oficina de Planos Municipais de Habitação e ATHIS
26 e 27 de julho

Auditório AMVE – Rua Alberto Stein, 466
Será emitido certificado pelo CAU/SC aos participantes que assim solicitarem.


Deixe seu comentário