A estrutura das cidades para que sua população possa usufruir de saúde plena fica ainda mais evidente neste período de pandemia. “A pandemia do Covid-19 escancarou as grandes dificuldades sanitárias e de controle epidemiológico em nossas cidades, em boa parte caracterizadas por enormes deficiências das condições das habitações, inexistência de espaços públicos adequados, falta de equipamentos comunitários e serviços urbanos e de infraestrutura nas periferias, além de assentamentos subnormais”, afirma carta publicada pelo CAU durante o período de isolamento social e quarentena nas cidades brasileiras.
Em 2018, o sistema CAU (CAU/BR e CAU/UFs) e o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) também publicaram a CARTA-ABERTA AOS CANDIDATOS NAS ELEIÇÕES DE 2018 PELO DIREITO À CIDADE. Intitulada “Nossas cidades pedem socorro”, o documento procurava sensibilizar os futuros gestores sobre necessidade de se estruturar as cidades para tornar os espaços urbanos mais justos, sustentáveis e acessíveis, antes mesmo que se pudesse imaginar a pandemia da Covid-19,
O assuntou pautou o Bate-papo Acadêmico, transmissão ao vivo promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo no dia 29 de abril. Veja a conversa entre a professora Jaqueline Andrade e a presidente Daniela Sarmento abaixo e também no nosso canal no Youtube (na lista Diálogos).