Publicado no dia

Eventos movimentaram a segunda quinzena do mês.

Onde tem Arquitetura e Urbanismo, o CAU/SC está. A prova disso foram os eventos realizados na segunda quinzena de junho. O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina organizou, apoiou e sediou reuniões. Participou de convenção, festival, megaevento e reuniões do CAU/BR.

Fórum de Presidentes

Os eventos começaram com a importante reunião mensal do Fórum de Presidentes. É quando os Presidentes de todos os CAU/UFs se encontram para tomar decisões e compartilhar cases, por exemplo.

“É um fórum de discussão, onde passam todos os assuntos relativos à atividade de Arquitetura e Urbanismo. Uma instância deliberativa que pode propor pautas a serem discutidas na Plenária do CAU/BR. É um momento muito importante de encontro entre todos os CAU/UFs, representados por seus Presidentes. Para o CAU/SC foi uma honra receber essa reunião”, disse o Presidente do Conselho em Santa Catarina, o arquiteto e urbanista Carlos Barbosa.

Foram dois dias de reunião, 20 e 21 de junho, e importantes assuntos abordados. Leia quais foram esses assuntos na reportagem e veja as fotos na galeria no site.

 


Convenção AsBEA

O CAU/SC foi apoiador institucional da Convenção Nacional da AsBEA, em Florianópolis, entre os dias 19 e 21 de junho. A Comissão de Exercício Profissional, a CEP-CAU/SC fez apresentações nos intervalos das palestras e ficou no estande recebendo os arquitetos e urbanistas presentes.

Foram quatro momentos de fala e a comissão abordou o que o CAU faz pelos profissionais e que muitos deles não sabem. Explicou o trabalho do conselho, quais momentos e formas do profissional usar o apoio do CAU/SC.

“Nosso objetivo é a aproximação aos arquitetos, principalmente os arquitetos de interiores, para mostrar o que o CAU/SC tem de bom para eles. O Conselho não é fiscalização ou arrecadatório, ele trabalha para fazer o melhor aos arquitetos. Um exemplo é a RRT mínima que poucos conhecem, infelizmente. Em eventos conseguimos acessar muitos profissionais ao mesmo tempo”, disse a coordenadora da CEP-CAU/SC, a arquiteta e urbanista Eliane de Queiroz Castro.

 
 
 
 
 
 
 
 

Festival de Arquitetura

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina esteve presente no Festival de Arquitetura de Florianópolis 2024. O evento teve como tema “Cidade como palco da vida” e realizou diversas ações na Ilha de Santa Catarina. O CAU/SC, além de ser apoiador, programou um evento nos dia 21 e 22 de junho. Como ação principal: a Exposição dos vencedores das cinco últimas edições da Premiação Acadêmica. A abertura da exposição foi no fim do dia 21 de junho, quando foi possível entrar na sede do CAU/SC da Av. Rio Branco e ver os trabalhos premiados.

O dia 22

O sábado foi cheio de eventos e o dia mais movimentado dessa ação do CAU/SC no Festival. Ele iniciou com a oficina itinerante de Desenho em Croqui pela região central de Florianópolis com o arquiteto mexicano Miguel Montor. O grupo circulou pelas ruas do centro analisando construções, recebendo informações sobre prédios antigos e novos que surgiram na área nos últimos anos. Após caminhar por um tempo, escolheram desenhar o prédio do Banco Safra. Os participantes tiraram seus cadernos, pegaram seus lápis e começaram a desenhar. Montor usou uma caneta aquarelável e em poucos minutos fez seu desenho.

Ainda pela manhã foi a vez da roda de conversa com professores e alunos vencedores da Premiação Acadêmica. Participaram duas arquitetas e urbanistas vencedoras na Categoria Estudante em 2022.

Débora Mendes Nunes Jank falou sobre o projeto Qual custo do convencional? Habitação social no m² mais caro da cidade. Formada na Universidade Federal de Santa Catarina, a arquiteta foi orientada pelo professor Lucas Sabino Dias.
Gabriela Kratz mostrou o projeto que também foi o vencedor da categoria Melhor Trabalho Categoria Prêmio Especial. A profissional, formada na Univali, foi orientada pelo professor Eduardo Baptista Lopes, ela fez o Mairarê, Instituto de Recuperação da Fauna e Flora do Pantanal. As duas falaram sobre suas ideias, motivações e como foi participar da premiação.

Fechando o dia, o Maka Werner surgiu com centenas peças de lego para ministrar a Oficina de Gestão, Criatividade e Inovação. Ao fazer os participantes usarem as peças para responder questões como “quem é você” e “o que é inovação em arquitetura”, todos no final chegaram em um trabalho em equipe.

Você pode ver fotos desse dia clicando aqui.


CAU/SC no Summit Cidades

CAU/SC levou o Diálogos Urbanos para o Summit Cidades 2024 pelo segundo ano consecutivo. Organizado pela Comissão de Políticas Urbanas e Ambientais (CPUA-CAU/SC), o dia 24 de junho foi o “Dia CAU’ com palestras e debates sobre assuntos fundamentais para todos que pensam as cidades.

O Diálogos Urbanos foi pensado especialmente para arquitetos e urbanistas que estavam no Summit Cidades, mas foi aberto para todos que se interessam pelos assuntos abordados. Os participantes tiveram acesso a palestras e debates sobre Planejamento e Urbano e Gestão de Risco, Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social e sobre a Experiência do Licenciamento Simplificado em Florianópolis. A sala Joaquina foi o espaço para o evento que teve início às 9h45 e terminou às 17h.

“O objetivo de estar no Summit é o de estar num evento que trata sobre assuntos importantes para o desenvolvimento dos municípios de Santa Catarina. De capacitar Prefeitos, Vereadores, Entidades, Conselhos Profissionais, Profissionais Liberais, Empresários e outros líderes a tratar assuntos da cidade. O objetivo do Diálogo estrar dentro do evento é discutir, debater e disseminar informação para fazer parte dessa ação de capacitar os agentes públicos”, disse o coordenador da Comissão organizadora do evento, o Douglas

Além das palestras e painéis, o CEAU – Colegiado de Entidades de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina – que reúne o CAU/SC, AsBEA-SC, IAB/SC e SASC – esteve com um estande durante todos os três dias do evento, para divulgar as ações voltadas para Arquitetura e Urbanismo no contexto das cidades.


CAU Portas Abertas em Balneário Camboriú

Eventos climáticos são bem comum em Santa Catarina e as enchentes foram o principal assunto da palestra do Dr. Aksel Ersoy, no dia 27 de junho, organizada pelo CAU/SC. Foi uma grande oportunidade de aprender mais sobre o assunto ao ouvir tudo o que o professor assistente em Gestão de Desenvolvimento Urbano, da holandesa Delft University of Technology, tem para compartilhar.

Com o título “Adapting a Systems Perspective for Sectoral Coordination: Approaching Flood Resilience” que em tradução livre é Adaptando uma perspectiva sistêmica para a coordenação setorial: abordando a resiliência a enchentes”, Aksel compartilhou exemplos e assuntos que estuda há um tempo.

Além de professor na Faculdade de Arquitetura, Department of Management in the Built Environment, ele estuda a complexa relação entre as transformações sociais e econômicas que ocorrem em economias em desenvolvimento, cidades metropolitanas e o ambiente construído. Aksel une a combinação de teorias e abordagens na disciplina de planejamento, geografia e etc. Sua tese de doutorado explorou dois conjuntos de teorias sobre o crescimento econômico local, ou seja, a teoria do crescimento endógeno dos economistas e as teorias institucionais dos geógrafos econômicos e da sociologia. Recentemente, seu interesse se direcionou para a governança da ‘cidade inteligente’, resiliência urbana, infraestrutura urbana e a economia circular.

Mais eventos e a presença do CAU/SC acontecerão este ano. Acompanhe nossas redes sociais e participe.


Deixe seu comentário