Publicado no dia

O Fórum de Presidentes foi uma das reuniões mensais que aconteceram durante essa semana na cidade de São Paulo. O presidente Carlos Barbosa se fez presente representando o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina.

Diversos assuntos foram debatidos e analisados durante todo o dia 22 de maio. Saiba quais:

Contribuições ao texto da Carta aos Candidatos às eleições de 2024: A carta criada pela Comissão de Política Urbana e Ambiental do CAU/BR já foi publicada nas redes. Durante o Fórum alguns estados solicitaram uma flexibilização para adaptar termos da carta na busca de regionalizar a mensagem. O objetivo é trazer o texto para a realidade do estado, adicionar importantes informações que precisam ser tratadas com os candidatos dessa eleição.

Contribuições ao Código de Conduta e Decoro do Conselheiro e Membro de Colegiado do CAU: surgiu a dúvida de como os CAU/UFs com seu próprio código de conduta devem agir. Solicitaram uma orientação jurídica para auxiliar nessa transição. A principal dúvida é: quando o código entrar em vigor, os códigos dos estados deixarão de existir ou tem a possibilidade dele seguir com o que já possui?

Informe da Proposta “Arquitetura com Política”: a proposta vinda do CRI-CAU/BR gerou um longo debate. Ficou entendido que o formato proposto para aproximação política deve ser contínuo e não somente no período de eleição. Alguns estados pediram para que a adesão ao projeto seja livre por acreditarem que existe uma dificuldade de implementar a ideia, de contemplar todos os munícipios e etc. Dúvidas também surgiram: será somente para capitais ou para cidades com mais de 20 mil habitantes? Foi criado um grupo de trabalho para estabelecer uma metodologia, definir os critérios e como o projeto será implementado.

Apresentação de proposta de Projeto Específico voltado à mitigação de impactos da emergência climática no Rio Grande do Sul: a proposta apresentada pelos CAU/RS e CAU/SP é para estruturar e coordenar o processo de seleção dos arquitetos e urbanistas que vão poder atuar no processo de reconstrução das cidades. A ideia também é fomentar uma aproximação com o Governo Federal e a partir da expectativa do envio de recursos para que toda reconstrução dos municípios afetados tenha a participação de um profissional de arquitetura e urbanismo. Também apoiam os escritórios públicos de assistência técnica para a reconstrução dessas cidades.

Apresentação da plataforma de atendimento digital integrada do CAU/SP: possibilidades de aportes de soluções ao Fundo de Apoio. Buscando melhorar o atendimento aos profissionais, a plataforma utiliza uma inteligência artificial para esse trabalho. Ela gera diversos dados que servem para mais melhorias. O Fórum acredita que esse trabalho merece ser estendido para todos os estados.

O próximo Fórum de Presidentes será nos dias 20 e 21 de junho aqui em Santa Catarina.


Deixe seu comentário