CEAU discute temas sobre a situação dos arquitetos e urbanistas

Na oportunidade, o presidente do CAU/SC, Luiz Alberto de Souza, apresentou o planejamento que está sendo feito pela Comissão Temporária de Patrimônio (CTP), para a construção da futura sede própria do CAU/SC

Publicado no dia

Representantes das entidades do Colegiado Permanente de Entidades de Arquitetos e Urbanistas de Santa Catarina (CEAU/SC) se reuniram na tarde do dia 4 de agosto, na sede do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU/SC), em Florianópolis, para debater a situação atual dos profissionais arquitetos e urbanistas no Brasil frente ao atual cenário socioeconômico. Também foram debatidos outros temas pertinentes à categoria, como a aprovação do calendário eleitoral relativo à escolha da entidade mista de representação de Arquitetos e Urbanistas em Santa Catarina, que atuará junto ao CEAU/SC, em 2017.

Outro tema discutido foi o relato técnico elaborado por um grupo de trabalho formado por arquitetos e conselheiros do CAU/SC e encaminhado ao Núcleo Gestor do Plano Diretor de Florianópolis durante a última Audiência Pública que debateu o processo de continuidade da revisão do Plano Diretor da cidade.

Na oportunidade, o presidente do CAU/SC, Luiz Alberto de Souza, apresentou o planejamento que está sendo feito pela Comissão Temporária de Patrimônio (CTP), para a construção da futura sede própria do CAU/SC.

A presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Santa Catarina (IAB-SC), Vânia Stephan Marroni Burigo, falou da preocupação com a questão do número de arquitetos desempregados no Estado e pediu para que o CAU/SC providenciasse, por meio da Gerencia Técnica, uma pesquisa em relação aos números de escolas, professores, estudantes e profissionais. Em meio à discussão, o presidente do CAU/SC lembrou que hoje existem cerca de 36 cursos distribuídos em Santa Catarina e destacou que esse estudo deve ser feito em parceria com todas as entidades do CEAU, para que, em breve, possa surgir um panorama sobre essa situação dos profissionais arquitetos e urbanistas.

Congresso Itinerante

Durante o debate, a gerente técnica Fernanda Maria Menezes fez um breve relato sobre todas as etapas do Congresso Itinerante, citando que, até o momento, foram envolvidos cerca de 700 profissionais, que as oficinas têm sido um sucesso e que, aos poucos, os trabalhos de prototipagem têm se aperfeiçoado. Outra questão destacada foi que a região Sul foi a que mais teve inscrições e que, em Chapecó, ocorreram muitas coletas biométricas, trabalhos realizados em dois dias entre alunos e funcionários da região. A próxima etapa do Congresso será realizada na cidade de Blumenau, nos dias 08 e 09 de setembro.

Arquitetos x Anuidades

Durante os informes, o presidente fez questão de relatar que, na parte financeira neste mês, o Estado de Santa Catarina foi o que teve o maior número de arquitetos adimplentes com suas anuidades segundo levantamento efetuado pelo CAU/BR.

Agenda

Todas as entidades que compõe o CEAU concordaram em participar dos eventos previstos para o mês de dezembro relativos à comemoração do Dia do Arquiteto, como a Premiação do TCC e o Encontro Anual dos Arquitetos, a ser realizado em Florianópolis.


Deixe seu comentário