Em outubro de 2020, os arquitetos elegeram os conselheiros titulares e suplentes que farão parte da Gestão 2021/2023 do CAU/SC. As conselheiras e conselheiros eleitos foram diplomados nesta sexta (11 de dezembro) durante a 110ª Plenária Ordinária. O evento aconteceu no formato on-line e contou com a presença das integrantes da Comissão Eleitoral: as coordenadora Heloísa Regis Vaz e as arquitetas Larissa Milioli e Mariana Fonseca Claro.
A posse acontece no dia 16 de dezembro, às 19h, durante as comemorações pelo Dia do Arquiteto e Urbanista, com transmissão ao vivo pelo Canal do CAU/SC no Youtube. Veja a programação completa
Conheça o currículo dos profissionais que representarão os arquitetos e urbanistas à frente do CAU/SC*:
Conselho Federal – CAU/BR
DANIELA PAREJA GARCIA SARMENTO – Conselheira federal titular
Arquiteta e Urbanista, mestre em Desenvolvimento Regional (FURB) com pesquisa realizada na área de Urbanismo e Gênero, especialista em Planejamento Urbano e Regional (FURB) com pesquisa na área de Habitação de Interesse Social, sócia fundadora do escritório Terra Arquitetura e Planejamento Ltda (2000). Atua na área de projetos de arquitetura e desenho urbano, é professora no Curso de Arquitetura e Urbanismo FURB. Foi presidente do IAB – Núcleo Blumenau (2017-2018) e atualmente está presidente do CAU/SC.
VANIA STEPHAN MARRONI BURIGO – Conselheira federal suplente
Natural de Pelotas-RS, arquiteta e urbanista, graduada em 1977, pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Exerce atividade profissional como autônoma no desenvolvimento de projetos arquitetônicos e de interiores residenciais, integrando a equipe do escritório de projetos ESarquitetura, em Criciúma, SC. Atuou como arquiteta no Escritório de Planejamento do Campus Universitário da Universidade Federal de Pelotas em 1978; exerceu o cargo de arquiteta-coordenadora na elaboração de Planos de Desenvolvimento Físico-Territoriais, na AMOSC- Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina, entre 1978-1982; atuou como arquiteta autônoma em Tubarão-SC, entre 1982 e 1987, quando também trabalhou na AMURELAssociação dos Municípios da Região de Laguna; após este período, manteve escritório de projetos em Criciúma,SC, entre 1987 e 2016. Participa de entidades profissionais, atualmente, como conselheira federal representando o IAB-SC, Instituto de Arquitetos e Urbanistas – Departamento de Santa Catarina junto ao COSU, e como conselheira suplente do SASC- Sindicato de Arquitetos e Urbanistas de Santa Catarina. Exerceu a presidência do IAB-Criciúma na gestão 2004-2005 e, do IAB-SC na gestão 2014-2016 ; sendo coordenadora do GT – Habitação Social do IAB-SC, desde 2015. Participa do Coletivo Arquitetura para Todos, do IAB-Núcleo Criciúma, que desenvolve voluntariamente projetos de melhorias habitacionais para famílias de baixa renda da região.
Conselheiras/os estaduais – CAU/SC
VALESCA MENEZES MARQUES – Titular
Arquiteta e Urbanista pela UFPR (1978), mestre (2003) em Geografia, área de concentração Desenvolvimento Regional e Urbano pela UFSC. Bolsista da JICA em Tóquio/Japão, no Curso Arquitetura e Engenharia Japonesas, em 1995. Em 1996 atuou como Diretora Operacional da
FLORAM/Florianópolis. Desde 1992 trabalha na Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis – GRANFPOLIS, sendo que a partir de 2006 vem coordenando a Assessoria de Planejamento Urbano. Representando a GRANFPOLIS, atua em: Comitê de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis, como membro titular desde 2015; Colegiado de Habitação, Regularização Fundiária e Direito à Cidade e Grupo de Trabalho População em Situação de Rua. Eleita Suplente de Conselheira Estadual do CAU/SC, gestão 2018-2010, atua desde 2018 como membro da CPUA, Comissão que coordena nesse ano de 2020; é membro da CEF em 2020; desde fevereiro de 2019 coordena a Câmara Temática Cidade: Patrimônio de Todos; membro da Câmara Temática de Estudos Urbanos e Ambientais, que coordena desde meados de 2019.
CARLA LUIZA SCHONS – Suplente
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFSM, pós-graduanda em Gestão de Desenvolvimento Territorial pela UFBA. Atuou como arquiteta e urbanista efetiva da Prefeitura de Balneário Camboriú de 2007 a 2012, onde trabalhou com planejamento urbano e projetos de urbanização das principais avenidas da cidade, além de coordenar o Programa de Urbanização, Regularização e Reintegração de Assentamentos Precários do Município. Ainda em Balneário Camboriú, foi Presidente da Comissão Municipal de Acompanhamento de Obras Públicas e membra do Conselho Municipal de Meio-ambiente. Desde 2012 é arquiteta e urbanista da Caixa, atuando na célula de HIS com os Programas Nacionais de Habitação
Urbana e Rural do PMCMV Entidades.
ROSANA SILVEIRA – Titular
Analista de Sistemas, formada pela Universidade de Guarulhos (1990) . É Arquiteta e Urbanista pela UNISUL(2013), pós graduada em Master em Arquitetura e Iluminação pelo IPOG (2016). Integra a Diretoria do Núcleo do IAB/ Palhoça. Atua no mercado de projetos e
execução de obra. Gerencia obras no modelo MINHA CASA, MINHA VIDA. Integrou o GT – Habitação de Interesse Social (ATHIS) do IAB-SC. Realizou trabalhos comunitários no bairro Brejaru, como Vice – Presidente da Associação Pró Brejaru( Frei Damião). É membro do Observatório Social do Município de Palhoça (OSPH), na área de fiscalização das obras públicas.
GABRIELA HANNA TONDO – Suplente
Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Mestre em Engenharia Civil pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2017). Atua como docente no curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniavan e Tecnologia de Design de Interiores da Faculdade Avantis em Balneário Camboriú e Itapema desde 2018. Atua também como autônoma na área de projetos arquitetônicos e de interiores. Atuou como docente nos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da Unisociesc em Joinville (2017-2018). Atuou como arquiteta colaboradora no escritório de arquitetura Ana Luiza Greco Moura (2014).
SILVYA HELENA CAPRARIO – Titular
Arquiteta Silvya Helena Caprario é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 1991), concluiu diversos cursos de extensão e especialização nas áreas de planejamento urbano, ergonomia, paisagismo, segurança na construção civil, meio ambiente e acessibilidade. Foi mestranda em Engenharia de Produção, com área de concentração em Gestão Integrada do Design, estudando o tema “ Novas Tecnologias Aliadas ao Sistema Urbano”. Tem projetos residenciais e comerciais com o foco em acessibilidade, foi diretora de Serviços Urbano, assessora técnica de prefeituras do meio oeste de Santa Catariana e consultora do SESI. Participou em onze edições de Mostras de Arquitetura com foco na Arquitetura de interiores, tendo a sua última participação ocorrido na Mostra Casa Cor 2019 de Santa Catarina com o ambiente “Circulação com Acessibilidade”. É conselheira Suplente do Conselho de Arquitetura de Santa Catarina – CAU/SC, Coordenadora da Câmara Temática de Acessibilidade do CAU/SC e Presidente da APDVISC, Associação de Pessoas com Deficiência Visual de Santa Catarina.
LILIAN LOUISE FABRE SANTOS – Suplente
Doutoranda do Pós-Arq UFSC, mestre em Preservação do Patrimônio Cultural pelo IPHAN (2014) e graduada em arquitetura e urbanismo pela UFSC (2012). Exerce atividades profissionais relacionadas com proteção do patrimônio arquitetônico brasileiro, como a elaboração da Normativa de Preservação do Conjunto Histórico de Antonina para o IPHAN/PR (2012-2014), consultoria técnica contratada pela UNESCO para implementação das ações do PAC-Cidades Históricas no estado de Goías (2014) e coordenou a obra de Restauração da Catedral Basílica de Salvador/BA (2015). Desde 2016 atua no ramo docente como professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIPLAC e UNIFACVEST, ministrando disciplinas das áreas de teoria e história da arquitetura e urbanismo, arquitetura brasileira e patrimônio cultural. É Líder do Núcleo de estudos em Arquitetura e Urbanismo da UNIPLAC onde desenvolve e orienta projetos de pesquisa e extensão na área de preservação do patrimônio cultural de Lages e região. Além da atuação acadêmica ministra em parceria com o SESC- Centro Cultural Vidal Ramos e com a Secretaria de Educação do Município de Lages oficinas de educação patrimonial abertas ao público em geral. É conselheira titular do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Lages e integra a Câmara temática do CAU/SC Cidade Patrimônio de todos.
CLAUDIA ELISA POLETTO – Titular
Mestranda da UFSC na área de Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade 2020/2022. Pós-graduada em Projeto Arquitetônico e a Cidade – UNIVALI/BC – 2004 a 2006 e graduada Arquiteta e Urbanista pela FURB – 2001. Atua como profissional liberal desde sua formação com projetos arquitetônicos, interiores regularizações de obras e despachante imobiliário.
Exerceu dos anos 2006 a 2012, cargo técnico na Secretaria de Planejamento Urbano de Itapema com projetos arquitetônicos para o município, fiscalização das obras públicas e de empresas terceirizadas do município nos campos de abastecimento de água – CIA Águas de Itapema, Serviços de Coleta Seletiva e Resíduos Orgânicos, transporte público e demais concessões. Exerceu cargo de chefia da Agência de Regulação e Controle. Atuou como Diretora de análise e aprovações de projetos na Secretaria de Gestão Urbana, sendo responsável pelo gerenciamento da equipe de técnicos analistas, pelo relacionamento com setores de fiscalização de obras e obras públicas; com a Fundação de Meio Ambiente e Ministério Público. Esteve neste período vinculada ao CMPU – Conselho Municipal de Planejamento Urbano de Itapema discutindo com órgãos da sociedade projetos e alterações de leis. Conselheira Diplomada para o CAU/SC (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) gestão 2018/2020, participa de três comissões técnicas; Comissão de Ética e Disciplina – CED, Comissão de Exercício Profissional – CEP e da CATHIS – Comissão de Habitação de Interesse Social, estando nela coordenadora nos anos de 2018 a 2020. Compõem o Conselho de Habitação do município de Balneário Camboriú gestão 2018 a 2020 e integra também o Grupo de Trabalho de Habitações do IAB SC núcleo Florianópolis desde 2015.
GABRIELA FERNANDA GRISA – Suplente
Mestranda em Planejamento e Gestão do Território pela Universidade Federal do ABC, especialista em Projeto de Arquitetura Sustentável: conservação e uso racional de recursos naturais pela Universidade Regional de Blumenau (2014) e graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Regional de Blumenau (2011). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projeto do Espaço Urbano, atuando principalmente nos seguintes temas: plano diretor, planejamento urbano sustentável, arquitetura sustentável e gestão ambiental. Atualmente atua como arquiteta e urbanista da Prefeitura Municipal de Lindóia do Sul desde o ano de 2013, também é professora dos cursos de Arquitetura e Urbanismo da UCEFF Faculdades em Chapecó desde 2018/1 e da Faculdade Concórdia (FACC) desde 2018.
CAMILA GONÇALVES ABAD – Titular
Camila Abad é mestranda em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental pela UDESC, possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UFSC e tem a formação complementada com intercâmbio acadêmico em Landscape Architecture, na Hungria, pela Corvinus University of Budapest. Atualmente possui pesquisa na área de planejamento urbano com perspectiva de gênero. Além de pesquisadora, também atua em projetos arquitetônicos residenciais e comerciais. Integra a Câmara Temática do CAU/SC Mulheres na Arquitetura.
JULIANA CORDULA DREHER DE ANDRADE – Suplente
Possui mais de 16 anos de experiência em Arquitetura Comercial, com dezenas de projetos executados em Shoppings. Foi arquiteta de Redes como a Imaginarium e a Loft. Entusiasta e estudiosa da Área está em constante aprendizado debatendo as questões do Varejo. Em 2020 lançou o Podcast Conectadas que fala principalmente sobre Arquitetura Comercial. Também é Conselheira do CAU/SC , faz parte do Conselho Superior do IAB, e é Diretora de Relações Institucionais do SASC.
FÁRIDA MIRANY DE MIRA – Titular
Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (1984). Mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade pela Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE (2012). Escritório de Projeto de Arquitetura e Urbanismo, onde trabalha com Planejamento e Projetos da Edificação, Planejamento e Projeto do Espaço Urbano/Rural, Planejamento e Projeto do Equipamento, com ênfase em adequação ambiental, atua principalmente nos seguintes temas: projeto, patrimônio cultural, planejamento e requalificação urbana (início em 1984 até o momento). Foi professora no Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Católica de Santa Catarina (1999- 2013). Também foi Conselheira do CAU/SC, na gestão fundadora (2012-2014) e Conselheira do Conselho Nacional de Política Cultural – CNPC. Atualmente é professora no Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Leonardo Da Vinci – UNIVINCI, Conselheira Superior do IAB/SC, Membro da Comissão do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Natural de Joinville – COMPHAAN e Assessora no Centro de Direitos Humanos Maria da Graça Brás.
ANNE ELISE ROSA SOTO – Suplente
Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade – PGAU / UFSC e graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC em 2002; possui Especialização em Projeto Arquitetônico e a Cidade pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI. Foi Gerente de Patrimônio, Ensino e Arte da Fundação Cultural de Joinville de junho de 2015 a dezembro de 2016, é arquiteta concursada da Prefeitura Municipal de Joinville com atuação na extinta Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável de Joinville – IPPUJ, e atualmente na Secretaria de Infraestrutura Urbana – SEINFRA, onde trabalha principalmente com projetos arquitetônicos no patrimônio edificado. Atuou como Chefe do Escritório Técnico de São Francisco do Sul pela 11ª Superintendência Regional do Instituto de Patrimônio Histórico Artístico Nacional – IPHAN e como docente de faculdades de Arquitetura e Urbanismo, principalmente em disciplinas voltadas à preservação do patrimônio cultural, restauro arquitetônico e de sítios urbanos, projeto de urbanismo e história da arquitetura e das cidades. Além da experiência na área de Patrimônio Histórico e Cultural, Projeto Arquitetônico e urbano e gestão pública, vem atuando especialmente com projetos de arquitetura de interiores e de reformas em seu escritório Anne Soto Arquitetura+Restauro. É presidente do Núcleo Joinville do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB/SC e, desde fevereiro de 2020, professora adjunta do curso de Arquitetura e Urbanismo da Univille- Campus São Bento do Sul.
DALANA DE MATOS VIANNA – Titular
Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Extremo Sul Catarinense e 2016, tem experiência de sete anos em escritórios de arquitetura, fundando seu negócio em 2017: a Arquétipo Arquitetura onde atuou com projetos de arquitetura residencial, comercial e interiores. Ao longo do caminho, percebeu algumas deficiências na área, principalmente relacionadas a gestão dos processos de projeto. Buscando resolver os problemas encontrados, se aventurou pelo mundo do empreendedorismo, gestão e branding, onde estudou Branding e Gestão de Marcas na ESPM Sul e Design Thinking na Escola Echos. Começou a enxergar novas possibilidades de negócio na arquitetura e fundou a Arqdoc em 2019, especializada em documentação de projetos executivos para arquitetos, onde hoje atua na Gestão e Relacionamento até hoje. Desenvolveu facilitações de processos de Planejamento e Cocriação em Projetos para empresas e instituições e na arquitetura, tem como cases importantes: Concepção Colaborativa do Projeto de Arquitetura do Centro de Inovação Social da Prefeitura de Florianópolis/SC; Estratégia de Pesquisa e Facilitação na Elaboração do Processo de Projeto Arquitetura para Todos e Laboratórios de Planejamento da Casa do Arquiteto/IAB Criciúma. Se envolveu voluntariamente no Desenvolvimento do Ecossistema de Inovação de Criciúma, onde faz parte da organização do Startup Weekend Woman e da Comissão dos Grupos de trabalho para Implantação do Centro de Inovação na Cidade. Concluiu MBA em Inovação e Gestão na Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul em 2020. Atualmente usa a arquitetura como um campo de experimentação de processos que envolvem as relações entre as pessoas e a gestão de projetos pela TipoFirma. Atua com Open Innovation na Associação Catarinense de Tecnologia em Florianópolis, conectando soluções de tecnologia a grandes corporates como Engie e Ambev, por fim, é Facilitadora do Programa de Aceleração de Microempreendedores de Santa Catarina do Sebrae desde 2019.
KELLY CORREIA SYCHOSKI – Suplente
Formada em 2016 pela Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Erechim/ Rio Grande do Sul. Principais atividades: Desenhista Cadista, EXPERIÊNCIA em Expressão Gráfica e Projeto Arquitetônico , Projetios 3D, Renderizações, Arquitetura de Interiores, Acompanhamento de Obras, Regularizações e Acessibilidade. Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo – Universidade Federal da Fronteira Sul – 2013/2014. Estágio no Escritório Oficina de Projetos em Erechim|RS 2015. Participação do Módulo: Regras e procedimentos democráticos de participação do cidadão: Análise das políticas públicas voltadas ao meio urbano, no Curso de Extensão: Gestão Local, Políticas Públicas e Desenvolvimento UFFS – 2014 III Curso Presencial de Acessibilidade Aplicada, realizada pela Área das Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade do Oeste de Santa Catarina- 2018. De 2016 até atualmente | Escritório na cidade de Joaçaba SC
RODRIGO ALTHOFF MEDEIROS – Titular
Graduado no curso de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1983), especialista em Planejamento Urbano pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1991), mestrado em Arquitetura – Tecnologia do Ambiente Construído pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Professor titular da Universidade do Sul de Santa Catarina desde 1999, Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo desde 2009. Autor do livro CIDADES EM CRESCIMENTO – influência da Ferrovia Tereza Cristina nas cidades do sul. Diretor proprietário da Arco A Arquitetura e Construção Ltda. Experiência na área de loteamentos, com ênfase em planejamento urbano e projetos de edificações comerciais, industriais e residenciais, atua principalmente nos seguintes temas: planos diretores, pousadas, tratamento de áreas verdes, parques de lazer. Autor e Coordenador técnico da equipe de elaboração do Parque Urbano do Aeroporto com 23 ha. e o Parque Ambiental Usina Jorge Lacerda com 50 ha, projetou os edifícios públicos Centro Cultural – Museu Willy Zumblick, novo Terminal Rodoviário Urbano de Tubarão. Na esfera publica foi Secretario Municipal de Desenvolvimento Urbano de Tubarão, Secretario Municipal de Planejamento de Tubarão, presidiu a Comissão Municipal de Bem Estar Social, presidiu a Comissão Municipal de Transito, presidiu a COUDETU – Companhia de Desenvolvimento Urbano de Tubarão e foi vice-prefeito 1997/2000, prefeito em exercício e vereador 2000/2004. Membro do Conselho da Cidade que presidiu de 2016 a 2018. Conselheiro Estadual do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina 2018/2020.
DANIEL OTAVIO MAFFEZZOLLI – Suplente
Arquiteto e Urbanista pela Universidade Regional de Blumenau – FURB (ano de 2000). Mestrando em Desenvolvimento Sustentável (Maestria en Desarrollo Sustentable) pela Universidad Nacional de Lanus/Rede FLACAM, UNLA, Buenos Aires, Argentina. Sócio Proprietário da OCTUS ARQUITETURA desde 2015. Sócio Proprietário da HUB Construtora e Incorporadora desde 2018. Professor de disciplinas de Ateliê (Prática de Projeto) na Universidade Regional de Blumenau – FURB desde 2011
PATRICIA FIGUEIREDO SARQUIS HERDEN – Titular
Arquiteta e Urbanista, MBA em Plataforma BIM , empresária do setor de Tecnologia da Informação. Conselheira do CAU SC atuante na CEP – Comissão de Exercício Profissional. Vasta experiência de mais de 25 anos amparados pela TI , englobando todas as fases dos projetos, incluindo as aprovações legais e compatibilizações até a execução de obra civil e interiores. Consultora da indústria AEC em adoção e gestão BIM, com foco no aprimoramento de processos
EDUARDO KINCHESCKI – Suplente
Eduardo Kinchescki, atuo a 21 anos nas áreas de projetos arquitetônico e complementares, residenciais e comerciais. Antes da formação em Arquitetura e Urbanismo, concluí o curso Técnico de Edificações. Sou proprietário de duas empresas do ramo, uma construtora que atua diretamente nas áreas de construção, reforma e manutenção predial e outra empresa, mais especifica na parte de metalúrgica, aço inox, ACM, vidros e esquadrias em alumínio.
HENRIQUE RAFAEL DE LIMA – Titular
Arquiteto e Urbanista com escritório na cidade de Joinville – SC atuando em projetos residenciais, comerciais e industriais
ANA RAQUEL WITTHOFT – Suplente
Arquiteta e Urbanista formada em 2008, atuou por 4 anos fora do País, e atuante neste momento na cidade de Jaragua do Sul com projetos Arquitetônicos residenciais e comerciais e projetos de Interiores.
MAURICIO ANDRE GIUSTI – Titular
Formado pela Unoesc Xanxerê (2011)
MBA plataforma BIM INBEC/UNIP (2018)
Arquiteto e Urbanista autônomo em São Miguel do Oeste
DOUGLAS GOULART VIRGILIO – Suplente
Fundador e sócio-diretor da Ocabrasil Arquitetura+Construção (2009); Vice-Presidente do IAB-SC Núcleo grande Florianópolis (2017-2019); Diretor Financeiro IAB-SC Núcleo grande Florianópolis (2013); Co-fundador do IAB-SC Núcleo grande Florianópolis (2013); Arquiteto e Urbanista (UNISUL-2012) ; Técnico em Edificações (IFSC-2003); Atuou em escritórios de renome como MarchettiBonetti+ (2012), Gobbi Arquitetos Associados (2004) em Florianópolis e A&Q Architects (2012), em Hong Kong; Experiência em projeto de arquitetura residêncial, arquitetura comercial, engenharia, paisagismo, urbanismo e interiores. Atualmente dedica-se à Turn Key de obras residênciais e comerciais.
ELIANE DE QUEIROZ GOMES CASTRO – Titular
Arquiteta urbanista , residente em Rio do Sul cidade do alto Vale do Itajaí, meu escritório se tornou empresa em 2017, filiada a ASBEA, trabalho com projetos residenciais , comerciais e de interiores, com especialização em Arquitetura Hospitalar
ANA CARINA LOPES DE SOUZA ZIMMERMANN – Suplente
Com formação em Arquitetura e Urbanismo, desde 2008. Já integrou a equipe de arquitetura de varejo do Grupo Marisol no desenvolvimento de projetos e acompanhamento de obras de lojas físicas para as marcas Lilica & Tigor, One Store e Rosa Chá em todo o Brasil. Posteriormente foi a arquiteta responsável pelos projetos de lojas das marcas do Grupo Malwee, onde coordenou uma equipe de projetos e obras. Em 2015, se associou ao escritório Casa de Projetos Arquitetura e Design em Joinville, Santa Catarina onde é a Arquiteta e responsável técnica, atuando com projetos residenciais e comerciais.
FELIPE BRAIBANTE KASPARY – Titular
Formado em Arquitetura e Urbanismo na Universidade do Vale do Itajaí no ano de 2015. Prêmio de mérito estudantil do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIVALI 2015/1 atribuído pela instituição e pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). Ganhador do 3º Prêmio para de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina com o projeto H2O+O2 – Sistema de contenção de cheias em meio ao espaço público. Atua como sócio-fundador da Térreo Arquitetos, fundada em 2016, onde obteve premiações advindas de concursos públicos de arquitetura, como o primeiro lugar no Concurso Nacional de Habitação Social de Brasília – DF, terceiro lugar no Concurso Nacional de Mobiliário Urbano de São Paulo -SP e uma menção honrosa no Concurso Nacional de Requalificação do Entorno da Arena BSB – Brasília – DF (projeto laborado pelos escritórios Térreo Arquitetos e LabNomad)
JOSE ALBERTO GEBARA – Suplente
MBA em Gestão de Negócios da Construção Civil pela Fundação Getúlio Vargas e graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Trabalhou em diversos escritórios desenvolvendo projetos de arquitetura, e interiores na cidade do Rio de Janeiro e Florianópolis. Acompanhou projetos executivos de edifícios Residenciais Multifamiliares, Fábricas e Centros Empresariais no Rio de Janeiro e Minas Gerais. Desenvolveu projetos de arquitetura de interiores de lojas e projetos de residências unifamiliares e de arquitetura de interiores de restaurantes, em Florianópolis-SC. Trabalhou no na organização e execução de estandes para fabricas de cerâmica. Conta com cursos de aperfeiçoamento na área como “Luz e Cor” ministrado pela Arquiteta Esther Stiller, Desenvolvimento Gerencial – SEBRAESC , Gerenciamento e Marketing de Projetos – IAB-SC, Paisagismo pelo Instituto de Paisagismo Gustaaf Winters em Holambra, Espaços do RioIAB-RJ, Iniciação à Botânica – Sítio Roberto Burle Marx no Rio de Janeiro, visando obter ferramentas que contribuam nas soluções propostas aos clientes para que sejam inovadoras, funcionais e acessíveis.
GOGLIARDO VIEIRA MARAGNO – Titular
Concluí graduação na UFPR em 1983 e fui para Campo Grande, MS ficar dois meses que viraram 34 anos. Por bom tempo trabalhei tanto como arquiteto sócio de empresa de AU quanto como docente em universidade privada. Fui sócio da Habitat Arquitetura, com meu irmão também arquiteto, Atelier de Arquitetura e EG Arquitetura. Adquiri experiência criando projetos residenciais, empresariais, educacionais, esportivos, militares, urbanísticos, etc. Fiz de quartel a autódromo.
NEWTON MARÇAL SANTOS – Suplente
Formado pela Unisinos/RS, em arquitetura e urbanismo, há trinta e nove anos, com mais de 700 projetos desenvolvidos, pós-graduado em segurança do trabalho pela UFSC. Atualmente reside na cidade de Caçador/SC onde matem escritório atuando nas áreas de projeto e execução de obras, privadas e públicas. Experiência como vereador por três mandatos consecutivos, com larga experiência legislativa na cidade de Caçador/SC, tendo sido o autor da Lei que Criou o IPPCU – Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Caçador, diretor de obras do DEINFRA e atuou como secretário de Estado do Desenvolvimento Regional. Foi conselheiro pelo Sistema Confea/Crea com o cargo de Coordenador da Câmara de Arquitetura e Urbanismo no CREA/SC e como Coordenador Nacional da Câmara. Tendo sido Coordenador da Empresa Brasileira de Transportes Urbanos (EBTU), atuando na supervisão do Demetro/BH, e sistemas de trens Urbanos do Rio de Janeiro e Salvador, este último, em fase de projeto. Ainda, foi presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano em Caçador (IPPUC). Atua como professor universitário há mais de vinte anos, estando diretamente envolvido na formação de centenas de profissionais. Acerca da atuação acadêmica, foi coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da UnC Campus Curitibanos, por dez anos. Participou e participa ativamente nas entidades profissionais relativas à AU. Colaborou na fundação da ADEAC – Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Caçador, sendo seu primeiro presidente. É também membro do IAB/SC e da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA).
JANETE SUELI KRUEGER – Titular
Formada em 2002 pela FURB, Blumenau, e nos anos de graduação estagiou nos setores de patrimônio histórico e planejamento urbano, nas cidades de Blumenau, Curitiba e Gaspar. E após formada, atuou com projetos de arquitetura e gerenciamento de obras, com escritório próprio e também em parceria com profissionais da área, quando por alguns anos esteve com dois endereços profissionais. Nestes 18 anos já participou do Núcleo de revisão do Plano Diretor de Penha em 2007 e 2008 – que teve participação popular e foi revisado por
equipe compartilhada; da mostra CASA COR; da câmara técnica de Planejamento Urbano do programa DEL – CDL /FASCISC em Penha; do projeto voluntário de revitalização da APAE de Itajaí e na gestão de eventos culturais. Também participa de organizações da sociedade civil como, Conselho Municipal dos direitos da Mulher e na coordenação de um grupo de
mulheres empreendedoras. Pós graduada pela Univali, em arquitetura no mercado de luxo e atualmente egressa na pós graduação MBA em gestão de obras, pelo IPOG.
SILVANA MARIA HALL – Suplente
Graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC no ano de 1993, Pós Graduação em Planejamento Urbano – ênfase para areas de Turismo pela UFRGS/UNIVALI em 1998. No incio da carreira atuou como arquiteta na Eliane Revestimentos cerâmicos. Atuando desde 1.995 na area de avaliações de imóveis, análises de empreendimentos e acompanhamentos de obras tanto no setor publico como no setor privado como arquiteta credenciada junto a diversas instituições como Caixa Econômica Federal, Banrisul, Banco do Brasil, FIESC entre outras, onde prestou serviço a diversos órgãos como RFFSA, Procuradoria Geral da União, Receita Federal e outros. Atuou na área de Docência junto a UNO CHAPECO no ano de 2007. Atua em seu escritório/ateliê, juntamente com outros profissionais desde 1.995 desenvolvendo projetos e execução de obras em diversas áreas, destacando Parques Aquaticos, hotelaria, loteamentos e outros. Atualmente reside na cidade de Concórdia SC, atua nas empresas MKA Consultoria, HALL ARQUITETURA e como consultora SEBRAE – projetos SEBRAETEC. Exerce as atividades de Conselheira Suplente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU SC) na gestão 2018-2020; sendo membra das comissões de Ensino e Formação e da Comissão de Politicas Urbanas e Ambientais. Atualmente participa do Conselho de Acessibilidade da cidade de Concórdia SC; participa da diretoria da Associação do Engenheiros e Arquitetos de Concórdia e Micro Região – AECOM – Concórdia SC; Participou do Conselho Municipal de Turismo – COMTUR – Itá SC.
FRANCISCO RICARDO KLEIN – Titular
Carreira desenvolvida nas áreas de Arquitetura Urbanismo, Gestão de obras/ Projetos e Docência, profissional com mais de 18 anos de experiência, 3,081mi de m² registrados em ART/RRT. Com ampla vivência no gerenciamento projetos e obras, excelência na regularização de projetos junto aos órgãos Públicos competentes, vasto conhecimento aos processos regulatórios como um todo, propondo soluções, garantindo entrega, alinhados a necessidade do cliente (investidor, sociedade e equipe técnica). Conselheiro TITULAR com assiduidade nas cadeiras do CONDEMA, CONCIDADE E COMPHAAN, nas vigências atuais destes importantes quóruns sociais das atividades técnicas do desenvolvimento da natureza, urbanidade e patrimônios históricos. Klein & Irmão Arquitetos Associados, Arquiteto Resp. Técnico, Jun/2007 – atualidade. Docência, Professor da Graduação em Arquitetura na Unisociesc, Jan/2010-Jun/2016. Diplomado, na Unerj, em outubro de 2005.
LARISSA MOREIRA – Suplente
Atuante em Joinville, graduada pelo Centro Universitário Unisociesc em 2014. Nos anos de graduação, ao participar de atividades sociais na extensão universitária, deu seus primeiros passos na atuação em ações sociais, atividade que perdura até hoje em sua rotina. Atualmente desenvolve, em Curitiba, seus estudos de pós-graduação, sob o tema da construção e gestão de edificações sustentáveis. Trabalhou como arquiteta na municipalidade, no setor de análise de projetos. Atuou em escritórios de arquitetura e engenharia, com projetos arquitetônicos na área de habitação social, especialmente nas etapas de projeto legal e executivo, posteriormente passando à gerência de projetos e coordenação de processos. Exerce a profissão como autônoma, com projetos arquitetônicos de pequeno e médio porte na área da habitação social, bem como com regularização de obras e com projetos de interiores. E atua também, como mediadora de palestras e como instrutora em treinamentos livres na área de modelagem 3D. É sócia fundadora da Associação de Arquitetos Unidos de Santa Catarina (AUSC). É associada ao Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB/SC), pelo Núcleo Joinville, onde participa ativamente e é responsável pela gerência da comunicação das redes sociais.