Retrospectiva 2019 – Em 2019, o CAU/SC lançou três editais de chamada pública para fomento de boas práticas focadas na arquitetura e urbanismo. Por meio deles, o Conselho realiza uma ação concreta de aproximação e suporte a iniciativas sociais que dialogam com as cidades.
Saiba quais foram os projetos contemplados:
Chamada Pública 01/2019 – Atendendo ao tema “Responsabilidade. Ação. Transformação”, o edital é uma iniciativa da Comissão de Organização, Administração e Finanças, o CAU/SC. Conheça as iniciativas contempladas:
- Projeto: Cidade das Abelhas
Proponente: Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária – FAPEU
Objetivo: Contribuir para o processo de reestruturação do Parque Cidade das Abelhas, evidenciando sua vocação como parque urbano e seu potencial como espaço de lazer para a comunidade.
- Projeto: Espaço do fogo e a presença indígena na UFSC
Proponente: Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária – FAPEU
Objetivo: Construir uma estrutura física semi circular de ambientação para o espaço do fogo, com a participação das comunidades indígenas e estudantes de arquitetura e urbanismo, em que pretende-se estabelecer um ambiente que compreende culturalmente a presença e importância do fogo para, assim, trazer rituais e costumes indígenas de volta à rotina dos estudantes.
- Projeto: Ágora: Um espaço de arte e convivência na UFSC
Proponente: Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária – FAPEU
Objetivo: promover um espaço qualificado, dinâmico e aberto no campus Trindade da UFSC, capaz de estimular apresentações de artes cênicas, musicais, performáticas, ao reaproveitar hoje um espaço abandonado.
- Projeto: Vários mundos: Burle Marx Além das Paisagens
Proponente: Grupo Elementos em Cena
Objetivo: Apresentação teatral peça Vários Mundos aos alunos do ensino médio e finais a importância do paisagismo para o desenvolvimento das cidades e quanto os profissionais de arquitetura e urbanismo são responsáveis no desenvolvimento social e ambiental – incentivar junto aos estudantes a escolha da profissão do curso de arquitetura e urbanismo.
Chamada Pública 02/2019 – Para fomentar boas práticas e iniciativas que promovam a Athis, o CAU/SC lançou o Edital de Chamada Pública 02/2019, ação coordenada pela Comissão Especial de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social. Conheça os projetos realizados:
- Projeto: Construindo Dignidade
Proponente: Sindicato dos Empregados no Comércio de Laguna
Objetivo: Melhorar as condições de vida dos trabalhadores e famílias vulneráveis moradoras do Loteamento São Judas Tadeu, em Laguna/SC, tem como resultado a construção de banheiros/unidades sanitárias.
- Projeto: Casa E.R.S. – Estudo de caso e criação de metodologia para prática de Athis
Proponente: Núcleo Regional de Criciúma do Departamento de Santa Catarina do Instituto de Arquitetos do Brasil
Objetivo: documentar o processo de projeto e compilar as informações pertinentes à prática adequada da Athis, publicando ao final um estudo de caso, contendo a documentação técnica produzida, com análise crítica sobre o processo, criando uma metodologia que poderá servir de base para implementação da prática da ATHIS.
- Projeto: Oficina de Inovação e Empreendedorismo em ATHIS
Proponente: Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento de Santa Catarina
Objetivo: Realização de oficina para apoiar profissionais autônomos, pequenos e médios escritórios que atuam com Athis em Santa Catarina, criar uma cultura profissional e social de Athis, fomentar o acesso da sociedade à arquitetura e urbanismo e fomentar uma melhor relação do arquiteto e urbanista com clientes de rendes média e baixa.
- Projeto: Seminário “A residência, a universidade e a formação do Arquiteto e Urbanista”
Proponente: Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento de Santa Catarina
Objetivo: Elaborar, a partir do debate e de troca de experiências, um plano de ação para a implementação da Residência em Arquitetura e Urbanismo junto ao Departamento e Programação de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina, visando o fortalecimento da capacitação profissional para a promoção do direito à arquitetura e à cidade, sobretudo para os indivíduos e grupos sociais mais vulneráveis.
Chamada Pública nº 03 – coordenada pela Comissão de Ensino e Formação, a iniciativa objetivou patrocinar projetos que promovam o conhecimento, o fortalecimento e a formação continuada em Santa Catarina. Foram 09 (nove) propostas recebidas, sendo 06 (seis) projetos selecionados. Convidamos para formalizar a celebração da parceria:
- Projeto: I Congresso de Direito à Cidade de Santa Catarina
Proponente: Instituto Gentes de Direitos – IGentes
Objetivo: Debater o direito à moradia e o direito à cidade, ampliando a discussão e participação de outros atores, além de arquitetos e urbanistas, como os membos do Poder Judiciário, Ministério Público, Advogados e estudantes.
- Projeto: Curso Gestão de Obras
Proponente: Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Concórdia e da Microrregião – AECON
Objetivo: promover a qualificação dos profissionais do CAU do município de Concórdia e da Microrregião contribuindo para a sua capacitação, permitindo desta forma que apliquem os conhecimentos de gestão de obras no ambiente de trabalho a qual fazem parte, visando progresso do profissional e da empresa.
- Projeto: Curso sobre planos diretores e zoneamento municipal para arquitetos e urbanistas e sociedade
Objetivo: Promover a melhoria da capacidade técnica dos profissionais diplomados em arquitetura e urbanismo ao mesmo tempo dos estudantes e de lideranças comunitárias para o desempenho de suas funções em processos de elaboração ou revisão de Planos Diretores em Santa Catarina. Melhorar o nível da informação técnica e legal no que tange às questões urbanas em torno do Estatuto da Cidade, atualizando e aperfeiçoamento as normas técnicas federais e dos demais poderes.
Proponente: Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento de Santa Catarina
- Projeto: Como planejar e gerenciar uma obra
Proponente: Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento de Santa Catarina
Objetivo: Treinamento técnico para o arquiteto e urbanista e outros profissionais que atuam em uma obras, através da aplicação de uma metodologia prática para ser utilizada no planejamento e gerenciamento de obras e gestãos respectivos contratos.
- Projeto: A concepção estrutural e a arquitetura
Proponente: Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento de Santa Catarina
Objetivo: municiar os participantes de conhecimentos estruturais que permitam instigar a criatividade e um diálogo mais fluente com engenheiros de estrutura. Abordar sobre esforços que atuam nas estruturas, sistemas estruturais básicos e associação de sistemas estruturais.
- Projeto: Curso Comercialização, orçamento de preço e gestão
Proponente: Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento de Santa Catarina
Objetivo: propiciar ao arquiteto e urbanista, uma metodologia integral de atuação na profissão, nos campos da comercialização e marketing de serviços e de projetos, utilizando procedimentos e instrumentos, a partir da análise do mercado.