O projeto Cidades Inteligentes – Realidades Regionais, premiado pelo Edital de Patrocínio do CAU/SC 2024, concluiu com sucesso sua jornada itinerante passando por todas as regiões do Estado. Ele percorreu cinco cidades: Chapecó, Lages, Criciúma, Joinville e Florianópolis. Em cada etapa, o evento proporcionou uma plataforma de diálogo, capacitação e reflexão para arquitetos, urbanistas e a comunidade local.
Em Chapecó, o evento inaugural do projeto vencedor do edital de patrocínio do CAU/SC destacou soluções criativas para o crescimento sustentável da principal cidade do Oeste. Lages e Criciúma seguiram com discussões enriquecedoras, alinhando tecnologia e sustentabilidade. Já em Joinville, o foco foi a transformação urbana da maior cidade do estado. Por fim, na capital do estado, Florianópolis, o encerramento reuniu profissionais para explorar estratégias inovadoras e inclusivas.
Resultados
Cada etapa foi uma experiência enriquecedora, revelando talentos e práticas inovadoras que fortalecem o compromisso com o futuro urbano de Santa Catarina. O projeto não promoveu apenas debates, mas também trouxe resultados concretos para as cidades envolvidas. Cada etapa foi uma oportunidade para arquitetos e urbanistas compartilharem ideias e desenvolverem soluções específicas para os desafios locais. O projeto estimulou a capacitação, o diagnóstico urbano e a criação de estratégias alinhadas com os princípios de tecnologia, sustentabilidade e planejamento.
O Cidades Inteligentes, Realidades regionais foi uma ideia dos arquitetos e urbanistas Alex Bedin, Adriana Baldissera e Wellington Tischer que viram no edital a oportunidade de realizar esse projeto. “Foi uma excelente iniciativa do conselho apoiar para que profissionais representem a classe, com novas ideias que contribuam com a divulgação e valorização da atuação dos arquitetos e urbanistas”, comentou Bedin.
O Edital de Patrocínio do CAU/SC foi organizado pela Comissão de Organização, Administração e Finanças (COAF-CAU/SC) sob o tema “Arquitetura e Urbanismo, Presente!”, o edital buscou ações itinerantes que contemplassem todas as regiões do estado, estimulando o desenvolvimento urbano inteligente e sustentável. “Buscamos trazer uma capacitação sobre o tema, um diagnóstico local e propor estratégias envolvendo a tecnologia, sustentabilidade e práticas de planejamento urbano para melhoria das cidades visitadas. Estimulando os profissionais locais a refletir sobre a importância de estar presente nestes momentos de debate. A experiência foi extremamente gratificante, pois conhecemos diversos talentos e soluções viáveis para melhoria da qualidade de vida da população”, explicou o professor Alex Bedin.
O que falamos sobre o projeto aqui no site do CAU/SC:
Projeto sobre cidades inteligentes é o vencedor do Edital de Patrocínio do CAU/SC
Segunda etapa do Cidades Inteligentes – Realidades Regionais será em Lages
Quarta etapa do Cidades Inteligentes – Realidades Regionais acontece em Joinville
Etapa de encerramento do Cidades Inteligentes – Realidades Regionais será em Florianópolis