Publicado no dia

O CAU/SC finalizou mais um projeto importante para oferecer suporte aos arquitetos autônomos e escritórios: o Empreender Arquitetura. Agora, todos os episódios da série estão liberados no canal do CAU/SC Youtube. A cada semana durante sete meses, um novo vídeo publicado apresentava ferramentas para a gestão dos escritórios e negócios focados em arquitetura e urbanismo. Iniciativa da Comissão de Exercício Profissional do CAU/SC, a série conta com trinta episódios que, até o final de julho, já haviam alcançado 25 mil acessos.

O conteúdo foi produzido pelo professor Ênio Padilha, autor de livros sobre administração e marketing focado em arquitetura e engenharia. Os episódios foram divididos em seis temas: Empreendedorismo e estratégia, Marketing, Produção, Pessoas, Financeiro e Palavra de Arquiteto. Esta última categoria trouxe depoimentos de profissionais em atividade sobre assuntos estratégicos e contou com a participação dos arquitetos Thiago Hanemann, Edson Lima, José Darós, Beatriz Bergler, Maria Helena Loch Padilha, Júlia de Fáveri, Valberto Césio May, Antônio de Pádua Botelho, Douglas Virgílio Goulart, Ronaldo Lima, Flávio Alípio e Vânia Búrigo.

Por meio do projeto, o CAU/SC procurou oferecer respostas para dúvidas e desafios do cotidiano dos profissionais em atividade. “O maior erro dos arquitetos é achar que pode administrar um negócio sem conhecimento específico”, afirma em um dos vídeos o professor Ênio Padilha, contratado pelo CAU/SC para oferecer o treinamento.

Ao mesmo tempo em que qualifica a atuação dos profissionais, o projeto é uma ferramenta para o fortalecimento da arquitetura e urbanismo em Santa Catarina e também no país, já que o curso ganhou repercussão em outros estados brasileiros. “Projetos como o Empreender Arquitetura fortalecem o exercício profissional. Oferecer acesso a este conteúdo de forma gratuita é uma forma do conselho qualificar a atuação do arquiteto”, declarou a presidente Daniela Sarmento.

O investimento na excelência da prática profissional e na capacitação dos arquitetos e urbanistas transcende o interesse particular, na opinião do coordenador da Comissão de Exercício Profissional, Everson Martins. ” O projeto é focado na qualificação pessoal, mas busca a boa prática, excelência, economia, qualidade de vida e confiança para quem contrata um arquiteto. A boa prática resulta em boa arquitetura, segurança e bem estar para a sociedade”, afirma. “Quando o profissional tem bem definido o seu nicho, consegue oferecer os serviços dentro das atribuições da arquitetura de maneira mais assertiva. Ganha o profissional, ganha o cliente e ganha a sociedade”, completa o arquiteto.

Oferecer conteúdos e oportunidades para fortalecer o empreendedorismo e o domínio de temas relacionados à gestão do seu negócio tem sido o foco da Comissão de Exercício Profissional (CEP), lembra Everson. Desde 2015, o CAU/SC também oferece as oficinas Arquitetando o seu negócio, projeto que conta com a parceria do SEBRAE/SC.

O conteúdo completo da série Empreender Arquitetura e outras informações estão disponíveis na página do projeto.

Confira a lista completa dos episódios:

EMPREENDEDORISMO E ESTRATÉGIA
1 – EMPREENDEDORISMO NA ARQUITETURA

2 ESTRATÉGIA EMPRESARIAL PARA ESCRITÓRIOS
3 MODELO DE NEGÓCIO E PLANO DE NEGÓCIO
4 CONTRATO SOCIAL
5 LEGISLAÇÃO

MARKETING
6 – MARKETING DE SERVIÇOS
7 — SERVIÇOS DE ARQUITETURA: CARACTERÍSTICAS
8 – COMUNICAÇÃO COM O MERCADO

9 – DIFERENCIAÇÃO COMPETITIVA PARA OS ESCRITÓRIOS DE ARQUITETURA
10 – FUNDAMENTOS DE UM VENDEDOR ARQUITETO
11 — OBSTÁCULOS E ARMADILHAS NAS NEGOCIAÇÕES DE SERVIÇOS DE ARQUITETURA
12 – A QUESTÃO DO PREÇO
13 – TÉCNICAS E RECURSOS DA NEGOCIAÇÃO DE SERVIÇOS DE ARQUITETURA

PRODUÇÃO
14 — PRODUTOS
15 — TEORIAS DA PRODUTIVIDADE
16 — SISTEMAS E ALGORITMOS
17 — ROTINAS E AGENDA

PESSOAS

18 — CARREIRA E MARCA PESSOAL
19 — MARKETING PESSOAL

20 – GESTÃO DE EQUIPES DE TRABALHO

FINANCEIRO

21 – CUSTOS INVISÍVEIS
22 – CUSTOS EMPRESARIAIS
23 – PRINCÍPIOS DE PRECIFICAÇÃO
24 – PRECIFICAÇÃO DE SERVIÇOS

PALAVRA DE ARQUITETO

TECNOLOGIA BIM-  com a participação dos arquitetos THIAGO HANEMANN, EDSON LIMA e JOSÉ DARÓS

ERP (ENTERPRISE RESOURCE PLANNING) – BEATRIZ BERGLER e MARIA HELENA LOCH PADILHA
EQUIPES DE TRABALHO – JÚLIA DE FÁVERI

CONTROLE FINANCEIRO – VALBERTO CÉSIO MAY
PARTICIPAÇÃO EM ENTIDADES DE CLASSE – ANTÔNIO DE PADUA BOTELHO, DOUGLAS VIRGÍLIO GOULART, RONALDO LIMA, FLÁVIO ALÍPIO E VÂNIA BÚRIGO

 


Deixe seu comentário