Pergunta: Dúvidas Gerais
Ao utilizar nossas FAQs, você ganha agilidade e autonomia para resolver suas questões, além de contribuir para a melhoria contínua do nosso serviço de atendimento.
Agradecemos sua confiança e esperamos que nossa seção de Perguntas Frequentes torne sua experiência ainda mais satisfatória!
01- O CAU possui convênio com administradoras de planos de saúde?
Não, nem o CAU/SC ou o CAU/BR possui convênio com administradoras de plano de saúde.
Porém, o CAU/BR manteve entendimentos com a FUNSAU, entidade sem fins lucrativos criada pelo o Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB, que oferece benefícios aos arquitetos e urbanistas.
Os profissionais poderão entrar em contato diretamente com a Central de Informações da FUNSAU, pelos seguintes meios de contato, para saberem maiores informações:
- Telefone: 0800-878-9887
- E-mail: contato@funsau.com.br
- WhatsApp: 41-98863-1386
Ou
Dados do IAB/SC:
Rua: Jerônimo Coelho, 345 – Sala 110
Centro – CEP 88.010-030
Florianópolis – Santa Catarina
Email: secretaria@iab-sc.org.br
NOVO NÚMERO do WhatsApp do IAB-SC (48) 98804-1092
Fone: (48) 3224-4428
Horário de atendimento da secretaria é de segunda a sexta, das 12:00 às 18:00 horas.
Site:
02. O SICCAU está carregando um endereço automático quando preencho o RRT. Como preencher o endereço correto?
O endereço da obra/serviço no RRT está sendo carregado pelo SICCAU diretamente do site dos Correios. Desta forma, para cidades que possuem um mesmo CEP para mais de um logradouro, o sistema pode carregar um endereço diferente daquele em que a atividade está sendo realizada.
Para corrigir isto, realize o seguinte:
Ao cadastrar ou retificar o RRT, preencha um CEP qualquer da cidade em que a atividade está sendo realizada e deixe o SICCAU carregar automaticamente os seus dados.
Em seguida, clique em “salvar e continuar” no final da página, para ir para a próxima página de preenchimento.
.
Quando estiver na próxima página, clique no botão “voltar”, que está circulado em vermelho.
Após retornar para a página de preenchimento do endereço, ele estará liberado para ser alterado. Neste caso, basta realizar as alterações necessárias e clicar novamente em “salvar e continuar” para continuar o preenchimento do RRT.
04. Quando clico para preencher ou retificar um RRT a tela fica em branco ou volta para a página inicial. Como resolver isto?
Quando ao tentar acessar a Plataforma de RRTs você for direcionado para uma tela em banco ou se o SICCAU voltar à página inicial, sugerimos as seguintes soluções para resolver isto:
Obs: Na grande parte dos casos a primeira solução já resolve estes problemas. Por isso, tente-a primeiramente, e só caso ela não funcione tente as seguintes.
1- Limpar a memória a cache.
Quando há alguma alteração no SICCAU e o seu navegador possui memórias cache armazenadas anteriores à alteração, o SICCAU tenta executá-las, e por elas estarem desatualizadas, ocorre uma falha.
Para limpar a memória cache do seu navegador, primeiramente, saia do seu SICCAU, clicando no botão “Sair do sistema” no lado superior direito do sistema.
Em seguida, pressione ao mesmo tempo no seu teclado com o navegador aberto as teclas CTRL + SHIFT + DEL (nessa ordem).
Será aberta uma nova aba no seu navegador e nela haverá a caixa de diálogo abaixo. Selecione as seguintes opções:
a) Tipo de configurações: Avançadas
b) Intervalo de tempo: Sempre
c) Selecione as seguintes opções: Cookies e outros dados do site e Imagens e ficheiros em cache,
Após selecionar estas opções, clique em “Limpar dados“.
Por fim, faça login novamente no SICCAU.
2- Verifique se o seu navegador está atualizado.
Se o seu navegador não estiver atualizado, é possível que ele não possua os plugins necessários para executar as funcionalidades do SICCAU. Para verificar se o seu navegador está atualizado, acesse o tutorial dele abaixo:
Google Chrome: Atualizar Google Chrome
Mozilla Firefox: Atualizar Mozilla Firefox
Microsoft Edge: Atualizar Microsoft Edge
3. Verifique se o seu antivirus está impedindo o login automático na Plataforma de RRTs do SICCAU.
É possível que o seu antivirus esteja bloqueando o login automático na plataforma de RRT do SICCAU, desta forma, é necessário acessar as configurações dele, e verificar se o SICCAU consta na lista de sites bloqueados. Se ele consta, remova-o.
07- Como imprimir ou salvar a cópia de um RRT?
1- Para imprimir a cópia de um RRT, acesse o SICCAU, vá até o final da tela inicial, e clique sobre a aba “RRTs registrados e aptos a baixa”.
1.1- Em seguida, ao localizar o RRT que deseja imprimir, clique em “ver item” ao seu lado.
1.2- Por fim, role a página até embaixo e clique no botão “Imprimir RRT”.
2- Uma outra forma de localizar o RRT que você deseja imprimir uma cópia é acessando o menu RRT > Pesquisar RRT.
2.1- Em seguida, digite o número do RRT, e clique no botão “Pesquisar”.
2.2- Clique no botão “ver todos os dados” para acessar os dados do RRT.
2.3- Por fim, vá até o final da próxima página e clique no botão “imprimir RRT”.
Pronto! O RRT será aberto em uma nova aba. Para imprimir uma cópia, basta pressionar CTRL + P na aba em que ele estiver aberto e preencher as preferências de impressão desejada ou clique com o botão direito do mouse sobre o documento e selecione a opção “Salvar como”, para salvar uma cópia do documento no seu computador.
Observação 1: Caso ao clicar em “Imprimir RRT” não ocorra nada, é possível que o seu navegador esteja bloqueando a abertura de uma nova aba. Para corrigir isso, verifique as configurações do seu navegador e permita que o SICCAU abra novas abas.
08- Como Consultar uma Atribuição ou Atividade Técnica a Ser Preenchida?
Para questionar ao CAU/SC se determinada atividade é atribuição de Arquitetos e Urbanistas ou qual atividade preencher num RRT de uma atividade que é atribuição, faz-se necessário, primeiramente, preencher este formulário https://www.causc.gov.br/wp-content/uploads/2021/11/Consulta-de-atribuicao.doc e em seguida, encaminhá-lo da seguinte forma:
1- No seu SICCAU, clique no menu Protocolo > Cadastrar protocolo.
2- Em seguida, selecione o grupo de assunto “Atendimento”, e o assunto “Dúvidas sobre Atribuição”. O campo descrição é de preenchimento livre.
3- Por fim, anexe o formulário preenchido e clique em “cadastrar”.
A sua solicitação após recebida será encaminhada ao setor de análise do CAU/SC e será respondida em até 3 dias úteis (podendo o prazo estender-se para 45 dias caso seja necessário consulta à Comissão de Exercício Profissional do CAU/SC).
Obs: Caso não sejam informados dados suficientes no formulário para embasar a análise, poderão ser solicitadas informações adicionais.
09- Como anexar novos documentos em uma solicitação de registro?
Para anexar um novo documento em uma solicitação de registro profissional ou de empresa, acesse o link https://servicos.caubr.gov.br/ e em seguida clique em “+ Solicitar Registro Profissional” ou em “+ Solicitar Registro de Empresa“.
Em seguida, clique no menu Solicitação de Cadastro > Pesquisar solicitação de cadastro.
Na próxima página, digite o número da solicitação, selecione o CAPTCHA e clique em “Pesquisar“.
Em seguida, clique em “Cadastrar Documentos” para abrir o campo de anexar documentos.
Por fim, selecione o documento que deseja adicionar clicando no botão “Escolher Arquivo“. Caso deseje adicionar mais de um arquivo, clique em “adicionar documento“. Após anexar os documentos, clique no botão “Adicionar“.
14 – Como cadastrar o RRT de regularização?
No CAU a atividade de regularização é cadastrada com três atividades técnicas que podem ser inseridas no mesmo RRT simples, as atividades são 1.1.1. levantamento arquitetônico que se encontra no grupo de projeto e as atividades 5.3 vistoria e 5.7 laudo técnico que estão no grupo de atividades especiais em arquitetura.
Na página de tutorias do SICCAU você encontra os principais tutoriais de preenchimento do RRT: https://servicos.caubr.gov.br/helpdesk/doku.php